Encontro discuta saúde do homem com gerencias regionais dos municípios

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove, nesta quinta-feira (3), o “I Encontro da Política de Saúde do homem”. O evento acontece no Litoral Tambaú Flat, na Avenida Epitácio Pessoa, nº 5.000, em João Pessoa, das 8h30 às 17h.

O encontro será direcionado aos profissionais (médicos, enfermeiros e dentistas) e às Gerências Regionais dos municípios onde há política voltada para o homem: João Pessoa; Campina Grande; Patos; Monteiro e Cajazeiras e diretores das Maternidades dessas regiões de saúde. “Discutiremos a implantação da política de saúde do homem e apresentaremos um novo eixo de discussão: a paternidade”, explicou a coordenadora de Saúde do Homem da SES, Ellen Rangel.

De acordo com a programação, o tema “Saúde do Homem” será apresentado por Patrícia Assunção, gerente executiva de atenção à saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, já o tema “Paternidade”será debatido por Rejane Vieira, apoiadora do Ministério da Saúde.

Segundo Ellen, a discussão sobre paternidade pretende incluir os pais nos cuidados de saúde dos filhos e na própria gestação da mulher, além da presença na hora do parto e acompanhamento nas consultas e no pós-parto.

Há cerca de 10 anos, o trabalho foi iniciado no Rio de Janeiro, a primeira cidade a implantar este eixo sobre paternidade e o resultado, segundo uma pesquisa do município, foi surpreendente: houve uma diminuição nos casos de abandonos dos filhos pelos pais e até dos casos de violência”, comentou Ellen.

Ela explicou que a Coordenação de Saúde do Homem da SES tem como missão prestar assessoria e informações aos municípios na discussão da política de saúde do homem. Já os municípios oferecem prevenção e promoção à saúde tendo em vista as doenças que mais acometem os homens (cardíacas, respiratórias e câncer de próstata).

A ideia é que novos municípios implantem a política de saúde do homem e também trabalhem de forma intersetorial com outros órgãos e Secretarias do Governo do Estado”, concluiu Ellen Rangel.

Portal Governo do Estado
Encontro discuta saúde do homem com gerencias regionais dos municípios Encontro discuta saúde do homem com gerencias regionais dos municípios Reviewed by Portal de Notícias Amparo Ligado on 16:02:00 Rating: 5
"Design, Logomarca e Identidade Visual By Pr. Jader Medeiros. Copyright © 2015 All rights reserved". Tecnologia do Blogger.