Vulcão em ilha espanhola pode causar tsunami na PB

Um perigo que ronda a Paraíba, Rio  Grande do Norte e Pernambuco há mais de três anos, pode estar cada vez mais próximo de acontecer. Dois vulcões, El Hierro e Cumbre de Vieja, ambos localizados no arquipélago das Canárias vem dando sinais de atividade desde 2010 e os efeitos disso podem causar um tsunami no litoral brasileiro e atingir em menos de seis horas o litoral paraibano.


Apesar do monitoramento nenhum alerta de tremor foi emitido. Alguns abalos, odor de enxofre e aquecimento das águas das ilhas já é relatado por cientistas e pesquisadores dão como certo de que se ele atingir níveis altos de atividade pode causar destruição sem precedentes.

O vulcão está a 4.500 KM da Paraíba e uma erupção mais forte pode provocar ondas gigantes que viajariam a 800 Km/h até atingir, entre seis e oito horas, o litoral paraibano.

O internauta que estiver interessado em acompanhar a situação de El Hierro pode fazê-lo diretamente pelo site http://earthquake-report.com/pt/2011/09/25/el-hierro-canary-islands-spain-volcanic-risk-alert-increased-to-yellow/

Confira esta matéria com o pesquisador da UFPB , Paulo Rosa que repercutiu na TV Tambaú. Link: http://www.youtube.com/watch?v=j1mD0_2LGdo

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado