Aves arribaçã chegam ao Cariri para postura, mas acabam caindo na mira dos caçadores

Milhares de aves arribaçã - Zenaida auriculata noronha, também conhecida como avoante, avoete, arribação e pomba-de-bando, chegaram à região do Cariri paraibano para a postura anual. Elas estão espalhadas por várias cidades da região, tais como Sumé, Amparo, Congo, Monteiro e outras, onde lamentavelmente acabam sendo alvos fáceis dos caçadores locais e de outras regiões. A quantidade de aves chega a assustar.

Agentes do Ibama chegam a realizar fiscalizações nas áreas com maior índice de aglomeração das aves, porém, devido ao pequeno contingente, realiza poucas apreensões. Os caçadores, por sua vez, fazem a festa.


De acordo com o Ibama, já existe um Plano de Manejo, proposto pelo Centro Nacional de Pesquisa para a Conservação das Aves Silvestres (Cemave) para esta subespécie. O desafio agora é fazer o uso sustentável da arribaçã. O fato é que há exploração desde o momento em que as arribaçãs (avoetes) se instalam em colônias para reprodução (pombeiros). Sempre alguém busca caçar os espécimes, seja para o consumo próprio, seja para alimentar o comércio ilegal, tanto em nível local quanto regional e até interestadual.


Cariri Ligado 
Aves arribaçã chegam ao Cariri para postura, mas acabam caindo na mira dos caçadores Aves arribaçã chegam ao Cariri para postura, mas acabam caindo na mira dos caçadores Reviewed by Portal Amparo Ligado on 10:53:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

"Design, Logomarca e Identidade Visual By Pr. Jader Medeiros. Copyright © 2015 All rights reserved". Tecnologia do Blogger.