Projeto que beneficia caprinocultura leiteira no Cariri Paraibano é aprovado pela Sudene

O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa-PB), empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa – vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca –, tem mais um projeto aprovado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O projeto “Qualificação do Arranjo Produtivo Local da caprinocultura leiteira no semiárido paraibano”, com financiamento em mais de R$ 350 mil, oferecerá capacitação técnica aos produtores, melhoramento genético dos rebanhos e vitrines tecnológicas.

Realizado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e apoio da Emater-PB, essas atividades são de grande relevância para o setor, já que para alavancar esse mercado é preciso uma mudança efetiva no panorama da produção, processamento e comercialização de produtos derivados do leite caprino. Os criadores precisam se preparar para uma nova realidade representada por indústrias de beneficiamento do leite e que terão como princípios básicos a regularidade na oferta dos produtos e a sua qualidade.

De acordo com o pesquisador Wandrick Hauss de Sousa, coordenador do projeto, para que essa mudança aconteça serão realizadas vitrines tecnológicas para membros de associações e de cooperativas de nove municípios do Cariri e do Curimataú, apresentando tecnologias de alimentação sustentáveis de arroçoamento animal através da técnica de suplementação dos blocos multinacionais. O projeto também vai disponibilizar, através da Emepa, 48 reprodutores de origem leiteira, inclusive animais de embriões da África do Sul, para inseminar 600 cabras leiteiras com os melhores reprodutores. Além disso, serão ofertados 26 cursos de capacitação nas diversas áreas da produção de caprino leiteiro.

São ações complementares para fortalecer o arranjo da cadeia produtiva do leite no Estado da Paraíba. O projeto faz parte da Rota das Integrações, chamado Rota do Cordeiro. “Essa é uma linha de projeto do Ministério da Integração, que financia em todos os estados do Nordeste, através da Sudene, a caprinocultura de leite e a de corte (carne)”, informou o diretor Técnico da Emepa, Manuel Duré.

Segundo o presidente da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, Nivaldo Magalhães, a partir do momento em que a base produtiva alcance a competência para o fornecimento regular de matéria prima de boa qualidade, ela estará preparada para a implantação de indústrias competitivas que regularão a sustentabilidade do Arranjo Produtivo Local da caprinocultura leiteira no semiárido paraibano.

Paraíba Mix
Projeto que beneficia caprinocultura leiteira no Cariri Paraibano é aprovado pela Sudene Projeto que beneficia caprinocultura leiteira no Cariri Paraibano é aprovado pela Sudene Reviewed by Portal Amparo Ligado on 10:52:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

"Design, Logomarca e Identidade Visual By Pr. Jader Medeiros. Copyright © 2015 All rights reserved". Tecnologia do Blogger.