Para quem ainda não conhece, veja a Historia, Geografia e Formação Administrativa da cidade de Amparo-PB

História

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997. A origem de Amparo teve início com a chegada dos colonos, para cá atraídos pela facilidade da instalação de fazendas de gado, aproveitado um trabalho já existente realizados pelos índios Sucurus.

Geografia

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2006 sua população era estimada em 2.078 habitantes. Área territorial de 122 km². O município está situado na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. A vegetação nativa predominante é a caatinga hiperxerófila com trechos de floresta caducifólia.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.6 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. As estação chuvosa é o verão.

Amparo encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba, na Região do Alto Paraíba. Tem como principais tributários os riachos da Jureminha, Cariri, dos Caboclos, do Boi, Soberba, Olho d’ Água, do Açude Novo e da Barroca, a maioria de regime intermitente. Conta com os açudes Escurinho e Pilões, com capacidade de acumulação de 13.000.000 m³, além da Lagoa do Meio.

O município produz feijão, milho, tomate, algodão, goiaba, manga e castanha de caju. Na pecuária, predomina a caprinocultura, além da criação de aves, ovinos e gado bovino.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Amparo, pela lei estadual nº 826, de 18-11-1952, subordinado ao município de Sumé. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Amparo, figura no município de Sumé. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Amparo, pela lei estadual nº 5984, de 29-04-1994, desmembrado de Sumé. Sede no antigo distrito de Amparo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Fonte: IBGE e  Wikipédia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado