Geração Movida pela Internet; Por Verinaldo Enéas

É com enorme satisfação que a partir desta data, passarei a escrever semanalmente, Artigo de Opinião (textos argumentativos), que será publicado no site Amparo Ligado. Parabenizo o amigo THIAGO, pela criação e manutenção do Jornal Eletrônico que muito tem contribuído para o desenvolvimento de Amparo. Fundado em dezembro de 2011, com a intenção de levar informação aos moradores locais, a cada dia tem evoluído, ganhando prestigio e assumindo papel relevante na região do Cariri.

Para começar e norteado por este principio, resolvi escrever um pouco sobre a geração movida pela internet, ora, havia tema melhor?

As pessoas de todas as idades dos anos de 1960 e 1970 saíram de casa para protagonizar uma revolução de costumes jamais vista até então. Os mais jovens principalmente fizeram e difundiram o “rock n roll ”(surgido em meado dos anos 1950), a mais expressiva inovação da musica popular da segunda metade do século passado.

Esses revolucionários cresceram, casaram-se, vivaram papais e mamães e...surpresa! Então acompanhado atônitos outra revolução de COSTUMES, completamente diferente daquela da qual participaram. Ela tem como protagonista seus próprios filhos e ocorre dentro de suas próprias casas. Os jovens de ontem se trancavam no quarto para se ISOLAR de todos. Os de hoje também, mas para se plugar na internet, na TV a cabo, e no telefone celular.

A geração Júpiter dos  nos de 1960 e 1970 rejeitava a sociedade industrial. Seu lema era ‘’Paz e Amor”. A geração dos anos 1980 , caracterizava-se por usar gravata colorida e relógio Rolex, porém, perdida no meio de uma revolução tecnológica. Outra marca registrada dos jovens desta época era o bermudão e camiseta de flanela: consumistas, mas não de roupa e sim de objetos eletrônicos.  Agora, fala-se na geração VIRTUAL que engloba os nascidos em meados dos anos 1980 e 1990.

A grande pratica dessa geração é ZAPEAR (acionar rapidamente o FACEBOOK, O MESSENGER e principalmente o WHATSAPP, entre outros meios de comunicação). Em geral essa juventude tem em comum, a atitude de mudar de um canal de TV para outro, vai da internet para o telefone, do telefone para o vídeo e retorna novamente a INTERNET. Também houve uma mudança de visão de mundo dessa geração em relação a anterior.

Garotas e garotos da década de 1990, em sua grande maioria, nunca imaginaram o planeta sem computador, chats, telefone celular. Sua maneira de pensar foi influenciada desde o berço pelo mundo complexo e VELOX que a tecnologia engendrou. Diferentemente de seus pais, sentiam-se a vontade quando ligavam ao mesmo tempo a TELEVISÃO, O RADIO, O TELEFONE, MUSICA E INTERNET. Outra característica essencial dessa geração é o conceito de um mundo que NÃO TEM BARREIRAS NEM FRONTEIRAS GEOGRÁFICAS.  Para eles a globalização não foi um valor adquirido no meio de sua vida a um custo elevado. Aprenderam a conviver com ela já na infância.

Enquanto os demais buscam adquirir informação, o desafio que se apresenta a geração da década de 1990 é  de outra natureza. ELA PRECISA APRENDER  SEPARAR O JOIO  DO TRIGO. ESSE DESAFIO NÃO RESOLVE NO WHATSAAP, NEM EM SITE DE RELACIONAMENTOS. A SOLUÇÃO É BASTANTE SIMPLES, CHAMA-SE:  BOM SENSO E PRUDÊNCIA AO USAR A INTERNET.

ATE O PRÓXIMO.
Verinaldo Eneas da Costa,
Filósofo/Professor da Rede Publica

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado