Pais e Filhos: Amor sem limites? Por Pastor Jader Medeiros


Quando recebi o convite do Thiago Macedo para ser um dos colunistas do site da cidade em que eu e minha família fomos recebidos e já estamos a cinco anos, senti-me muito honrado e desde já peço a Deus para honrar tal confiança. A Cidade de Amparo já é de certa forma a minha família. Apesar de ser pessoense, sinto-me tão à vontade em Amparo que é como se eu fosse filho daqui. E se você é Pai ou mãe, há de convir de que não há tema melhor para se estrear uma coluna do que esse não é verdade? Vamos começar então falando sobre filhos.

Sem dúvida alguma vivemos em um tempo muito difícil em todos os aspectos. A economia não está nada bem, a violência aumentando, às drogas chegando aos lugares em que antes eram apenas notícias distantes. Dentro de um cenário como este, torna-se cada vez mais desafiador para qualquer pai ou mãe criar filhos. Em plena era digital é comum encontrar pais e filhos como protagonistas de histórias postadas em redes sociais. E nem sempre são belas histórias. Algumas engraçadinhas, outras passando dos limites e outras pra lá de apelativas. Hoje mesmo, pouco antes de lhes escrever esse artigo, vi um vídeo em que o pai se orgulhava de ter deixado seu filho de cerca de 4 anos comprar uma boneca ao invés de um carrinho. Dizia ele: “Não importa a escolha que meu filho faça, eu sempre o amarei”. O que a princípio parece um belo discurso, revela na verdade uma profunda inversão de valores que vai além do tema sexualidade. Esta concretizada na omissão do papel de educar, direcionar e guiar uma criança. Tenho aprendido que Amor é muito mais do que ser permissivo.

Há no mínimo duas verdades que eu quero compartilhar com vocês sobre Deus sendo exemplo de relacionamento entre Pais e Filhos.

Primeiro: A Bíblia diz e mostra de várias maneiras ao longo de sua história que Deus amou ao mundo (Jo 3.16). É fato e ninguém pode ousar negar o Amor de Deus. Afinal, Deus não tem amor. Ele é o Próprio Amor. (1Jo 4.8).

Segundo: A Bíblia mostra que Deus age com relações de Paternidade para com a humanidade. Ou Seja, Deus é Pai. Ele nos trata como filhos amados. E isso nos tornamos, ao entregar-se a Ele, filhos de Deus pela adoção em Cristo Jesus (Rm 8.14). Todavia, Deus sempre impôs limites aos seus filhos. O Amor de Deus pela humanidade foi e é sem limites. Mas esse amor sempre foi demonstrado ao longo da história através da imposição de limites a seus filhos. Uma coisa não exclui a outra.

Deus sempre usou leis e mandamentos para colocar certos limites a humanidade. No Jardim do Éden, Ele determinou que o homem não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (E quando o homem o comeu obteve seu castigo). Quando o povo de Israel saiu do Egito, Deus tratou de entregar a Moisés as tábuas da Lei, para que este as repassasse (lesse) ao povo. A Lei era o limite, mandamentos designados para organizar a vida dos Israelitas, que até então não tinham um código de lei próprio.

Nós, Pais e mães, podemos tirar um precioso exemplo de como o próprio Deus lida com seus filhos. Ele sabe que se limites não forem colocados às pessoas, elas viverão de maneira desordenada e ferirão não apenas a si mesmas mas também a outras pessoas. Um dos problemas mais sérios nos lares onde há filhos pequenos, adolescentes, ou até adultos, é a falta de limites. Os pais, por ignorância ou por não quererem ter dor de cabeça ou simplesmente para agradar os filhos, acabam por deixá-los fazerem o que quiserem. O pior acontece quando os pais decidem fingir que não há nada de errado com eles. Quando as coisas acontecem debaixo de seus olhos (e muitas vezes dos olhos de quem desejar ou não ver) e simplesmente decidem não tomarem uma decisão de correção para "não piorarem as coisas". Mas pior já ficou faz tempo. NÃO É FÁCIL SER CORRIGIDO POR NINGUÉM EM RELAÇÃO À CRIAÇÃO DOS FILHOS. DÓI O SIMPLES FATO DE IMAGINAR QUE TALVEZ ESTEJAMOS SENDO RELAPSOS EM CORRIGIR ALGUMAS DAS ATITUDES DE NOSSA PROLE. Temeroso de heresia (risos), Mas gosto de pensar sobre o sentimento de Deus frente à acusação do diabo em relação às atitudes de Jó. Deus quis mostrar ao diabo que ele estava errado em relação a seu filho. Nós somos a imagem e semelhança de Deus. 

E sempre vamos querer defender nossos filhos. É fato que, no caso de Jó, ele era justo. O grande problema é que para a maioria de nós pais, nossos filhos são sempre justos. Ouvir de alguém que o seu filho não é quem você imagina que é, não é nada confortável. Mas por vezes é necessário até para produzir bênçãos inimagináveis na vida dele. Defender os filhos as vezes exige defendê-los de nós mesmos. Como porém discernir se a conversa (denúncia amiga) é de acusação ou de preocupação? Faça um simples exercício: Meu filho ou filha me impedem de ser eu mesmo? As vezes eu passo a agir como não gosto por algo que o meu filho fez ou não? Quem dita as regras? A hora de chegar ou sair a algum lugar, o tom de minha voz, os lugares que eu visito, a forma que eu trato os meus amigos e parentes... sou eu ou meu filho quem decide por mim? Eu bato em meu filho (quando doloroso e necessário) ou meu filho bate em mim sempre que se chateia? Se as respostas a essas perguntas não forem animadoras para você, é sinal de que a exortação é bem vinda. Então, seja grata ou grato ao Senhor se isso acontecer em tempo oportuno. Pois este, o tempo, é capaz de nos revelar erros irreversíveis que por ventura venhamos a cometer. E saibamos o seguinte: Não existem pais perfeitos. E nem filhos perfeitos! Mas sempre podemos melhorar. Deus nos amou sem limites ao nos colocar limites.

Pr. Jader Medeiros
Pastor da Igreja Batista de Amparo - PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado