Alguma duvida para a Prova do Enem 2015? Tudo o que você precisa saber

Para se dar bem no Enem, não basta só estudar. É preciso ficar de olhos bem abertos e prestar muita atenção a todos os detalhes que envolvem o Exame.

Conhecer o processo de confirmação de inscrição, datas, horários e locais de prova, o que pode e o que não pode fazer é tão importante quanto saber o conteúdo na ponta da língua! A boa notícia é que esses detalhes e regrinhas são fáceis de seguir e, com a nossa ajuda, você pode ficar mais tranquilo na hora da prova.

Preparamos um guia rápido com tudo o que você precisa saber sobre a prova do Enem 2015. Confira!

1. Confirmação de inscrição

Alguns dias antes da primeira prova do Enem, a organização do Exame libera a consulta e impressão do cartão de confirmação de inscrição.

O cartão é muito importante, pois nele estão contidas as seguintes informações:

-Data, hora e local das provas.

-Número de inscrição do candidato.

-Indicação de atendimento especial (quando for o caso).

-Sua opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

-Solicitação de certificação do Ensino Médio (quando for o caso).

Em 2015, esse documento não será enviado pelo correio. Com isso, é sua responsabilidade acessar o site do Enem e imprimir o seu cartão de confirmação.

2. Local da prova

Quando você se inscreveu no Enem, marcou o Estado e a Cidade em que prefere fazer as provas. Em 2015, elas serão aplicadas em mais de 1.700 cidades de todo o País.

Apesar de ter escolhido o município onde fazer o Enem, você só saberá seu local de prova exato alguns dias antes do exame, quando tiver acesso ao cartão de confirmação, conforme já falamos no item 1.

O local de prova que aparece no cartão de confirmação é muito mais do que a cidade: mostra o endereço completo do prédio onde você fará o Enem. É importante saber que a organização do Enem pode mudar a cidade que você escolheu, por motivos diversos (falta ou excesso de gente para fazer a prova naquele local, por exemplo, pode causar um remanejamento dos candidatos).

Por isso, assim que o cartão de confirmação for liberado, imprima o documento, confira seu local de prova e aproveite para fazer uma visita ao lugar, planejando seu trajeto e evitando assim contratempos no dia da prova!

3. Datas das provas do Enem 2015

Em 2015, as provas do Enem acontecem nos dias 24 e 25 de outubro.

No primeiro dia (sábado) são aplicadas 90 questões objetivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

No segundo dia (domingo), são aplicadas a prova de redação e 90 questões objetivas de Matemática e Linguagens.

4. Horário das provas do Enem 2015

Uma mudança na edição de 2015 do Enem é o horário de início das provas: os candidatos poderão começar a resolver as questões somente partir das 13h30. Porém, na prática, essa alteração não deve afetar a sua programação. Isso porque os horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova permanecem os mesmos de sempre:

-Abertura dos portões: meio-dia (horário de Brasília).

-Fechamento dos portões: 13 horas (horário de Brasília).

Você não vai querer perder um ano de estudo por causa de atrasos, não é mesmo? Programe-se para chegar antes da abertura dos portões (nos dias do Enem o trânsito dá uma piorada) e entre no prédio assim que for permitido. A organização do Enem não tolera atrasos de nenhum tipo!

5. O que levar no dia da prova

Você deve levar um documento de identidade válido e com foto (RG, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação), em bom estado. Somente são aceitos documentos originais (cópias, mesmo que autenticadas, não valem para fazer a prova do Enem).

Para resolver as questões da prova, você só poderá usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve mais de uma para garantir!

Lápis, lapiseira, canetas de outras cores, borrachas e outros materiais são proibidos, assim como calculadoras, celulares ou qualquer outro eletrônico.

A organização do Enem permite levar alimentos e bebidas para consumir na hora da prova, como um lanche leve, água ou suco.

6. Gabarito do Enem 2015

Em até três dias úteis após a última prova do Enem, é divulgado o gabarito oficial. Você poderá acessá-lo na página do Inep.

7. Resultado do Enem 2015

O resultado do Enem deve sair entre as últimas semanas de dezembro e as primeiras semanas de janeiro.

Quando o resultado for divulgado, você poderá acessar seu boletim individual, com as notas de cada prova, no site do Enem.

Amparo Ligado com MSN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado