Como fazer uma boa redação do ENEM, Por Verinaldo Eneas

A redação é uma parte diferenciada dos vestibulares e do ENEM,  e a expectativa quanto ao tema da redação costuma resultar em uma dose extra de ansiedade. Enquanto as demais provas avaliam basicamente os conteúdos que você aprendeu no Ensino Básico, a prova de redação é a única que tenta medir se você consegue elaborar conteúdos a partir do que aprendeu e eventualmente, fazer propostas. Por isso mesmo a prova de redação é o diferencial, do ENEM e dos grandes vestibulares. No sentido de ajudar os concorrentes ao exame deste ano, enumeramos alguns itens importantes para o sucesso. Segue um passo a passo do que fazer na hora decisiva da prova, do momento em que você lê a proposta de Redação até entregar seu texto.

1.LEIA A PROPOSTA COM ATENÇÃO: Esse é um aspecto absolutamente essencial e talvez o mais importante da prova. Ler atentamente o que é solicitado que você faça, de preferencia mais de uma vez. Leia a proposta da Redação, as orientações sobre o numero de linhas exigido, o gênero ou gêneros de textos solicitados, as instruções, textos  de apoio e referencias bibliográficas e observe as imagens com atenção.  É muito importante atentar para as orientações quanto ao uso de textos e imagens oferecidos na coletânea.  Muitos candidatos perdem pontos por não ter lido a proposta adequadamente.

Também é ruim o candidato repetir informações já dadas nos textos-base ou apresenta-las de forma desencontrada – o que pode ser visto, pela banca corretora, como incapacidade de interpretação textual ou mesmo descaso.
2.CONSTRUA SUA TESE: Nas dissertações, a construção da tese é peça-chave para elaboração do texto. Para isso, você deve escolher qual aspecto quer abordar, formular sua tese e os argumentos que usará.

3.ORGANIZE SUAS IDÉIAS: Depois de ler e compreender a proposta, você deve preparar a ARGUMENTAÇÃO do texto, o que significa ordenar suas ideias.  Organizar as ideias implica mudar algo, que não esteja bem claro, acrescentar informações que reforcem os argumentos e retirar aquilo que prejudicaria a compreensão do leitor. Faça RASCUNHO E ESQUEMATIZAÇÃO.

4.SELECIONE OS ARGUMENTOS: Com a tese definida, você deve pensar na sua argumentação. Defina os argumentos que utilizará e elimine ideias secundárias. Isso é muito importante, pois são os argumentos que irão persuadir o leitor.  Normalmente temos várias ideias quando deparamos com o tema, e nosso ímpeto é apresentar todas. Porém, geralmente assa não é a melhor estratégicas para uma boa redação. FAÇA ESCOLHAS. Selecione dois ou três argumentos e trabalhe cada um individualmente.

5.ESTRUTURE SEU TEXTO: Boas ideias apenas não garantem o êxito de uma redação, é preciso saber estrutura-las de modo coerente, para convencer o leitor.  Dessa forma, um texto bem-estruturado valoriza os argumentos e facilita a leitura e a assimilação das ideias.  Uma dissertação é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes tem uma função no conjunto e traz elementos e comprimentos (extensos) diferentes. A coesão dependerá do bom desenvolvimento e consequentemente levara a um bom progresso textual.

6.REVISE SUA REDAÇÃO: Reveja a linguagem, caso tenha duvida de uma grafia, tente substituir a palavra. Verifique os acentos das palavras e as vírgulas. Elimine repetições, quando encontrar uma repetição, veja se a palavra precisa ser mantida ou se pode ser substituída. Atente para o excesso de ‘’ques’’, ele pode sinalizar períodos muito longos e malconstruidos.  Veja se não é o caso de eliminar um ‘’que’’ e abrir uma nova oração.  Analise seus argumentos, veja se há coerência entre as ideias e coesão entre os elementos textuais. Observe se acertou na escolha de conjunções e preposições. Procure manter um olhar critico sobre o que escreveu e corrigir eventuais problemas.

Você estudou o ano inteiro, trabalhou duro para compor seu texto e não é hora de colocar tudo a perder. Boa sorte.

Fonte de pesquisa: Guia do estudante para Vestibular e ENEM – 2016.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado