Conhecendo a Paraíba (Parte III); por Verinaldo Enéas

Durante o mês de dezembro, estamos levando algumas informações sobre a nossa Paraíba. As informações aqui apresentadas,  são históricas, econômicas, culturais, árticas, politicas, entre outras.

Neste contexto, desta vez gostaríamos de falar um pouco do  Município de Cabaceiras, em particular do Lajedo de Pai Mateus.  Veja o que  dizem  alguns sites sobre o referido lugar.

I – Pesquisa (Paraíba, muito mais que o sol e mar)

‘’O Lajedo do Pai Mateus é uma elevação rochosa de 1km quadrado, no formato de um “prato de sopa” invertido, sobre a qual estão dispostos cerca de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta. Das poucas regiões do mundo com características geológicas semelhantes (Devil’s Marbles no Outback Australiano, Erongo Mountains na Namíbia e a região do Hoggar na Argélia ) esta é sem dúvida a mais bonita e intocada.

Muitos lugares do mundo são apontados como sendo “místicos”, “cheios de energia”. O Lajedo de Pai Mateus, com sua beleza única e pelo fato de ter funcionado como “centro cerimonial ou local sagrado” para os povos indígenas pré-históricos que habitaram a região por pelo menos 10.000 anos, é um desses locais. Sua “energia positiva” não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou “abertos” para esse tipo de experiência mística. Muitos são os relatos de visitantes que se sentiram “reenergizados” pela simples contemplação de um por de sol em Pai Mateus.

A trilha que sai da sede do Hotel Fazenda Pai Mateus, passando pelos locais conhecidos como Saca de Lã, Lagoa de Bento, Lajedo da Salambaia e Sítio do Bravo está sendo considerada como sendo a melhor trilha para mountain bike em terreno rochoso no Brasil. Suas qualidades são comparáveis ou até suplantam a famosa Slick Rock Trail, de Moab, Utah, considerada a melhor trilha dos USA.’’

II Pesquisa (: Wikipédia, a enciclopédia livre).

‘’O Lajedo de Pai Mateus é uma formação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba, Brasil. É composto com grandes pedras arredondadas (chegam a pesar 45 toneladas) que destacam-se sobre o chão de pedras e a vegetação escassa da região do Cariri Paraibano. Foi eleita a primeira entre as Sete Maravilhas da Paraíba, em votação popular promovida pela Assembleia Legislativa em 2010.

Segundo estudos a formação rochosa peculiar é fruto do desgaste do solo ao longo de milhões de anos, em função de fissuras naturais e grandes variações de temperatura. Em algumas pedras são encontradas pinturas rupestres atribuídas aos índios cariris, que viveram na região há cerca de 12 mil anos.

Conta a lenda que um ermitão curandeiro viveu naquela região por volta do século 18, o qual habitava neste lajedo e muitas pessoas procuravam-no para consultar-se. Pai Mateus não cobrava dinheiro em troca de suas curas, apenas comida. Por causa deste ermitão é que o lajedo de Pai Mateus tem este nome.

O lajedo fica a cerca de 25 km da cidade de Cabaceiras (acesso por estrada de terra) e está situado dentro de uma propriedade particular.’’

Vale lembrar que cabaceiras, além do seu hospitaleiro povo, destaca-se também em diversos aspectos, principalmente  por ser cenário do filme auto da compadecida e a festa do bode rei, entre outro eventos.

Fica o convite a todos os leitores do Amparo Ligado, conhecer um pouco mais sobre nossa querida Paraíba.

Verinaldo Eneas da Costa

Professor de Filosofia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado