A Importância dos Grupos Terapêuticos; por Drª Juliana Sampaio

Os Grupos Terapêuticos (GT) ou Grupo de Apoio são espaços de comunicação e integração onde se trabalham as relações interpessoais dos sujeitos, as dificuldades e formas de enfrentamento de cada pessoa, aliada ao reconhecimento e ao respeito das diversidades existentes no grupo. No GT os sujeitos desenvolvem laços de cuidado consigo mesmo e compartilham experiências com os demais.

Atualmente o serviço de saúde mental de Amparo-PB, através do NASF conta com a formação de um GT para mulheres que sofrem de depressão ou de transtornos ansiosos (Mulheres Vencendo a Depressão). O objetivo é ampliar a oferta de serviço de Saúde Mental no município através de práticas de cuidado integrativas, uma vez que a saúde da mulher se constitui como uma das prioridades das equipes de saúde, conforme preconiza o SUS. 

A participação nos grupos proporciona a escuta, orientação a corresponsabilização pelo cuidado com a saúde, uma vez que seus participantes buscam entender sobre a doença e as alternativas para lidar com as dificuldades enfrentadas no dia a dia. A base teórica conceitual utilizada pela psicoterapeuta no GT citado é a Terapia Cognitiva Comportamental que enfatiza o papel central da cognição na emoção e do processamento esquemático como fator determinante no processamento da informação, apresentando técnicas básicas utilizadas pela terapia cognitiva.

Deseja mais informações? Conhece alguém que deseja participar?  Procure-nos no Centro de Reabilitação todas as quartas e quintas-feiras.

Referências
(Valladares et al., 2003 e LEAHY, Robert L. 2008)

Drª Juliana Karla Sampaio
Psicóloga

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado