Secretaria de Saúde de Amparo implantou Protocolo de Penicilina na Atenção Básica: apenas 3 municípios da Paraíba tem esse protocolo implantado

A Cidade de Amparo é o terceiro município da Paraíba, o segundo no cariri em implantar o protocolo de administração da penicilina na atenção básica, com objetivo de realizar na própria unidade o tratamento da sífilis. O documento esclarece que a medicação pode ser aplicada por profissionais de enfermagem, mediante prescrição médica ou de enfermagem, e que a ausência do médico não impede o procedimento.

O protocolo ressalta também que, apesar da ocorrência de eventos adversos que preocupam os profissionais de saúde, como reação anafilática, há uma série de estudos nacionais e internacionais que demonstram que as reações adversas geralmente referem-se a distúrbios neurovegetativos ou reações vasovagais devido ao medo da sensação dolorosa na administração dos medicamentos parenterais.

A enfermeira Roberta e a médica Yamilka, profissionais da UBS São Sebastião participaram de um treinamento em Monteiro-PB, oferecido pela secretaria do estado, cujo objetivo foi capacitar para que possa realizar um procedimento seguro para o profissional e usuário.

O coordenador da atenção básica, Dr Elvis Bruno Almeida relata a importância do protocolo para o nosso município: “Muitos desafios devem ser enfrentados simultaneamente para que a meta de eliminação da sífilis congênita seja alcançada, e a quebra da cadeia de transmissão da sífilis se torne uma realidade. Em alguns municípios brasileiros, existem boas práticas e esforços que acreditamos ser muito úteis aos gestores e profissionais de saúde de todo o país, e Amparo sai na frente de muitos municípios que apresentam números de casos superior ao nosso, isso mostra preocupação com a população, prevenir doenças e promover saúde, diretrizes da atenção básica no Brasil.” afirma o coordenador.

Amparo Ligado com Drº Elvis Bruno 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado