Secretaria de Educação de Amparo promoveu Aula de Campo com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Amparo esteve promovendo na tarde desta sexta-feira (03) uma importante Aula de Campo com alunos das turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O Tema da aula foi “O Bioma da Resistência”. A aula foi realizada próximo a Fazenda da Serra no município de Amparo, tendo 2 Oficinas de aprendizagem com os professores Fernando, Graça Siqueira, Matheus e Eraldo.
A Direção do Colégio Ildefonso Anselmo da Silva entende que o ensino de Ciências da Natureza – Biologia pode dispor de várias estratégias pedagógicas, entre as quais as aulas de campo. A visão de homem, de natureza e de ambiente pode ser favorecida se trabalhadas em ambientes não formais, em espaços extramuros escolares, quebrando a fragmentação do ensino por conteúdos e favorecendo uma abordagem interdisciplinar.
O trabalho de campo é uma técnica bastante utilizada na Geografia desde o seu surgimento, e isso é percebido pelos relatos de pesquisadores, viajantes, naturalistas que utilizavam o meio como instrumento de análise. O homem, desde sua origem, sentiu a grande necessidade de conhecer melhor o seu lugar e os recursos inerentes à sua sobrevivência.
O processo de ensino e aprendizagem é um procedimento muito complexo, que envolve entrega tanto do docente quanto dos discentes. Para que possa acontecer, deve haver uma sintonia somada a interesses e empenhos vindos de todo corpo formador do espaço escolar.

No entanto, atualmente muitas são as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar e, em virtude disso, muitos discentes acabam desmotivados no ambiental educacional. Diante disso, cabe ao profissional da educação transformar essa realidade que tanto dificulta o processo de ensino e aprendizagem por meio de alternativas, ou seja, estratégias didáticas atraentes para o alunado.
Nesse contexto, destaca-se a aula de campo como um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento.



Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado