Vacinação contra polio e sarampo começa nesta segunda-feira na Paraíba; Meta é vacinar 232.886 crianças no Estado

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo começa nesta segunda-feira (06) e segue até o dia 31 de agosto, na Paraíba, com exceção da cidade de João Pessoa, que antecipou a campanha para a última quarta-feira (1º). A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco, independente da situação vacinal. As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba.

A meta da campanha, na Paraíba, é vacinar 232.886 crianças. “Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explicou a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga.

A vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Em paralelo, a Paraíba promove, no mesmo período, a Campanha Estadual de Multivacinação com a intenção de estimular a atualização da caderneta de vacinação de crianças menores de cinco anos. O dia D será no dia 18 de agosto, no PSF Imaculada I e III, em Bayeux.

G1 Paraíba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado