Governo aplica "Avaliando IDEPB" nas escolas da rede estadual nesta quarta-feira

Alunos das 808 escolas da rede estadual de ensino estão realizando, nesta quarta-feira (25), o Avaliando IDEPB. As provas estão sendo aplicadas a 65.566 discentes que cursam o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e a 3º série do Ensino Médio. De acordo com a gerente de Programas de Avaliação (Proava), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade, o processo tem o acompanhamento dos coordenadores de escolas e professores aplicadores.

Segundo os técnicos do Proava que estão acompanhando a aplicação da avaliação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Cuité, Patos, Sousa e Cajazeiras, tudo ocorreu de forma tranquila pela manhã. O processo é realizado também à tarde e à noite. 

A avaliação é realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Programas de Avaliação (Proava), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo do Avaliando IDEPB é estabelecer indicadores de qualidade por meio de instrumentos de diagnósticos, visando a melhoria da educação e a construção de aprendizagens.

Os alunos avaliados estão sendo submetidos a provas de Língua Portuguesa e Matemática nas escolas urbanas, rurais e indígenas. A média de aprovação considera os resultados obtidos em cada disciplina. “Por meio da avaliação, a Secretaria de Estado da Educação espera construir políticas públicas, visando o desenvolvimento do Plano de Gestão Paraíba faz Educação e dos projetos pedagógicos de cada escola”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

Além disso, o Avaliando IDEPB considera aspectos como gestão escolar, desempenho, perfil dos professores, formação pedagógica dos profissionais, estrutura física e organizacional da escola e perfil dos professores. O resultado será divulgado em dezembro deste ano. A avaliação está na terceira edição e está sendo aplicado nos 223 municípios do Estado. O sistema é adotado em outros estados e segue as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Portal Governo da Paraíba
Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado