Número de notificações de dengue cresce 13% em relação a 2012 na Paraíba

O número de notificações de casos de dengue na Paraíba aumentou 13,76% em 2013 em relação ao mesmo período de 2012. Enquanto que no ano passado a Secretaria de Estado da Saúde registrou 10.200 casos suspeitos de 1º de janeiro a 24 de agosto, este ano foram 11.604, sendo 4.132 confirmados para dengue clássica e 1.730 descartados. Ao todo, foram confirmadas oito mortes por dengue este ano, nas cidades de Arara, Conde, Campina Grande - que teve dois casos-, João Pessoa, Pitimbu, Salgado de São Félix e Santa Rita.

“Observamos que os profissionais da saúde estão atentos ao agravo e sinalizando a doença através das notificações. Apenas 19 municípios do Estado não apresentaram casos suspeitos esse ano. Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo, assim, os possíveis óbitos evitáveis”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares.

No mesmo período avaliado, foram notificados 101 casos graves. Destes, 19 como febre hemorrágica da dengue; quatro síndromes do choque da dengue e 78 como dengue com complicação. O maior número de casos notificados ocorreu nos municípios de João Pessoa (25 casos), Campina Grande (11 casos), Santa Luzia (6 casos), Cajazeiras (4 casos), em Sousa e em Pombal, com 3 casos, cada.

com G1
Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado