15 cidades do Cariri receberão mais de 2 mil cisternas através do CISCO; o investimento totaliza 5 milhões de reais

O Ministério do Desenvolvimento Social– MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, vai ampliar para 2.763 o número de cisternas de placas de cimento que serão construídas na região do Cariri.

Cerca de 800 cisternas já estão sendo concluídas. A documentação do Projeto de ampliação do convênio 008/2011 está sendo providenciada pelo CISCO e deverá ser enviada para o MDS até o dia 13 de dezembro. A expectativa do coordenador do projeto, Sérgio Sousa, é de que em 2014 os recursos sejam liberados e a execução seja iniciada.

Serão investidos em média 5 milhões de reais na execução do projeto e a quantidade de cisternas por município será definida proporcionalmente ao nível de contribuição de cada Prefeitura junto ao Consórcio. Ao todo deverão ser atendidas 15 cidades do Cariri consorciadas.

Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.

De Olho No Cariri
Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado