Veja como ficaram formados os grupos para Copa do Mundo 2014 no Brasil

A cerimônia de sorteio dos grupos, em Costa de Sauípe, teve início às 14 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (6/12), com um vídeo em homenagem ao líder sulafricano Nelson Mandela, morto nessa quinta-feira (5/12), aos 95 anos de idade.

A cantora Alcione o cantor Emicida interpretaram "Brasil Pandeiro", música de Assis Valente, e a  a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, solicitaram um minuto de silêncio em memória de Mandela.

Um vídeo com as histórias das Copas foi exibido e, a seguir, Vicente del Bosque, técnico da atual campeã espanhola, subiu ao palco para devolver a taça.

Vanessa da Mata e Alexandre Pires fizeram o segundo show da tarde, cantando "1 a 0", samba de Pixinguinha e Nelson Ângelo.
Nos potes do sorteio estavam as bolinhas que definirão o destino das 32 seleções na Copa do Mundo 2014, pequenas versões da Brazuca, bola oficial do Mundial.

Fuleco, mascote da Copa, entrou no palco acompanhado pelos jogadores Marta e Bebeto, e a companhia de dança da coreógrafa Débora Colker realizou uma performance adaptada do espetáculo "Velox", com os movimentos destacando mecânica, cotidiano, alpinismo, lutas marciais e esportes.

Às 14h43, Pelé é chamado ao palco e mostrou-se confiante em ver o Brasil na final, programada para o Maracanã, no Rio de Janeiro.










O telão armado em Sauípe exibiu imagens das 12 cidades-sede, incluindo Salvador, e o secretário-geral da Fifa, Jerolme Valcke, deu início ao sorteio dos grupos, chamando os assistentes, ex-jogadores Geoff Hust, Mario Kempes, Fabio Cannavaro, Lothar Mathaus, Zinedine Zidane, Fernando Hierro, Cafu e Ghiggia.

Conheça cada uma das 32 seleções

Grupo A


·         Brasil
·         Croácia
·         México 
·         Camarões

Grupo B


·         Espanha
·         Holanda
·         Chile
·         Austrália

Grupo C

·         Colômbia
·         Grécia
·         Costa do Marfim
·         Japão

Grupo D

·         Uruguai
·         Costa Rica
·         Inglaterra
·         Itália

Grupo E

·         Suíça
·         Equador
·         França
·         Honduras

Grupo F

·         Argentina
·         Bósnia
·         Irã
·         Nigéria
·          
Grupo G

·         Alemanha
·         Portugal
·         Gana
·         Estados Unidos

Grupo H

·         Bélgica
·         Argélia
·         Rússia
·         Coreia do Sul

Margareth Menezes e o Olodum fizeram o show de encerramento em Costa do Sauípe.