Advogado entra na justiça criminalmente por indícios de fraude em pesquisa do IPESPE

Advogado entra na justiça criminalmente por indícios de fraude em pesquisa do IPESPE: MPF já denunciou o instituto por fraude em PE 

Foi divulgada ontem, quarta-feira (15) dados da pesquisa IPESPE contratada pelo Jornal da Paraíba e após o anúncio, o advogado Francisco Ferreira que já cancelou nove pesquisas consideradas ilegais na Paraíba, dentre elas uma contra o próprio IPESPE, algo que culminou em mais de 300 mil reais de multas aplicadas por pesquisas ilegais, entrou nesta quinta-feira (16) no final da tarde, com uma nova representação junto ao Ministério Público eleitoral.

Nesse caso, o advogado representa o Partido Republicano Trabalhista Brasileiro, o PRTB, que é presidido por Fábio Carneiro. Em seu requerimento, o jurista requereu a abertura de uma investigação criminal com a finalidade de apurar possíveis fraudes nas pesquisas divulgadas pelo instituto na Paraíba e em outros estados da Federação.

"Diante da vida preguessa do instituto IPESPE, das condenações sofridas com aplicação de multas vultosas, dos descumprimentos de ordens judiciais para apresentação de dados internos de pesquisas anteriores, da investigação por fraude que se tem notícia do Estado de Pernambuco e pelos erros abissais dos números divulgados em pesquisas anteriores é que nos faz ter em mãos, fortes indícios de fraudes e manipulação das pesquisas, ou seja, temos os elementos suficientes para abertura de uma investigação", disse o advogado Francisco Ferreira.

O jurista também comentou que o momento político da Paraíba é crítico diante do que ele chamou de "inversões de valores".

"Estamos vivendo o mais perigoso momento na política Paraibana desde a redemocratização do país. O que vimos nesse micro-processo eleitoral de 2014 na Paraíba foi uma das maiores inversões de valores já vista numa ordem social democrática e republicana. Institutos de pesquisas claramente informando dados que ao longe passa da realidade e que perigosamente pode induzir o eleitor a erro, tendo que vista que as pesquisas eleitorais funcionam como verdadeiros termômetros em campanha política. Podemos estar diante de um verdadeiro esquema criminoso de manipulação de dados em pesquisas eleitorais para beneficiar determinado grupo político, prejudicando o estado de direito com a indução errônea e manipulada da soberania do voto popular, finalizou o jurista.

Por outro lado, o Presidente do PRTB, Fábio Carneiro, disse que essas pesquisas falsas são compradas por determinados grupos políticos que querem o poder a todo custo.

"Essa última pesquisa IPESPE é como se fosse a última cartada de um grupo derrotado pelas alianças que se formaram nesse segundo turno. É o se colar colou . Mas quem tem lógica e bom senso jamais acredita que um candidato que não teve uma única adesão no segundo turno e que requenta as velhas notícias do primeiro e que um candidato que recebeu mais de 100 adesões de peso esteja atrás nas pesquisas de intenção de voto . A pesquisa vem no dia 26 de outubro, essa ninguém compra, apesar de tentarem, finalizou Fabio Carneiro do PRTB.


PB Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado