Mais de 156 mil paraibanos trabalham ou estudam fora da cidade onde moram revela estudo

Chega a 156.393 o número de paraibanos que trabalham ou estudam fora das cidades onde moram, revela o estudo “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (25). Conforme o levantamento, 35 municípios do Estado estão integrados, ou seja, formam municípios de arranjos – áreas em que a população se desloca de uma cidade a outra por motivo de trabalho e estudo.

O maior dos arranjos fica na Região Metropolitana de João Pessoa que, dentro dessa perspectiva, integra as cidades de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Santa Rita, além da Capital do Estado. Nessa área 115.178 mil pessoas se deslocam da cidade de origem para trabalhar ou estudar em outra localidade.

No Nordeste, os arranjos populacionais localizam-se marcadamente próximos ao litoral, ainda que ocorram também no interior, principalmente vinculados a centros regionais tradicionais, como Petrolina/PE -Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Campina Grande/PB e Caruaru/PE.

Nos arranjos com até 100 mil habitantes, 75,9% são formados por dois municípios, chegando a 80,5% ao se considerar somente a faixa até 50 000 habitantes. O arranjo formado por mais municípios é o de Santa Fé do Sul/SP, com cinco municípios (42.155 habitantes). Formado por quatro municípios figuram os arranjos de Cachoeira – Muritiba/BA (94.841 habitantes); Votuporanga/SP (93.652 habitantes); Itambé/PE – Pedras de Fogo/PB (80.823 habitantes); e Adamantina – Lucélia/SP (60.453 habitantes).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado