Paraibanos terão novo modelo de Identidade a partir de 2016

Os paraibanos que forem tirar carteira de identidade receberão um modelo novo a partir de 1º de janeiro de 2016. De acordo com um decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (17), que regulamenta a mudança na lei 10.464/15, as cédulas de identidade confeccionadas na Paraíba terão campo destinado ao registro do tipo sanguíneo e fator RH do seu titular.

A iniciativa é da deputada Daniella Ribeiro (PP) e tem por objetivo agilizar o atendimento a vítimas de acidentes não só na Paraíba, mas em qualquer parte do país. Segundo a deputada, essa é uma conquista muito importante para toda a sociedade, pois visa, salvaguardar vidas.

Com a mudança, o interessado em emitir o novo RG deverá apresentar documento comprobatório para a inclusão dos dados, através de documentos oficiais ou exame laboratorial que atestem o tipo sanguíneo e o fato RH do solicitante.

Na Paraíba é o Instituto de Polícia Científica (IPC) que expede as carteiras de identidade. O procedimento para adquirir o RG é realizado com o uso de biometria desde 2012 e está presente nas Casas de Cidadania, em João Pessoa,  nos bairros de Mangabeira e Manaíra, e nas cidades de Campina Grande, Patos, Sousa, Itaporanga e Pombal. 

Atualmente, para a 1ª via do documento de identidade é feita de maneira gratuita pelo IPC da Paraíba. Para a confecção da 2ª via é cobrada uma taxa de R$ 15.

Cariri em Ação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado