Redação (Os Dez erros mais comuns no ENEM); por Verinaldo Eneas

Com a aproximação da data para a avaliação do Exame nacional do Médio – ENEM, alguns alunos e interessados no assunto solicitara-me que apresentasse  algumas dicas extremamente necessárias,  para um bom desempenho durante o certame. Evite os ERROS enumerados abaixo;

1.      Trocar o tipo ou gênero do texto: A prova pede uma dissertação  e você faz uma narração. Essa falta de atenção é considerada incontornável e resulta em nota zero. Assim, é necessário estar atento para quando a prova solicita três gêneros de texto (ou oferecer três a escolher) e você indica erroneamente a sua escolha, por exemplo: opta  pela proposta 2, que pede uma carta, mas assinala a 1, que era uma dissertação.
2.      Fugir do Tema: Escrever uma redação que foge do tema proposto também pode levar á anulação da radeção.  Por isso,  leia com bastante atenção a coletânea de textos e o enunciado. Tome muito cuidado para não se perder  em divagações que nada têm a ver com o que foi apresentado.
3.      Uso improprio da linguagem oral: Nem sempre a linguagem que você usa quando está conversando pode ser passada para o texto. Expressões como  ‘’ne’’ e ‘’ok’’ não caem bem numa redação. Gírias como ‘’se liga’’ e ‘’irado’’ também não são adequadas.
4.      Rebuscar demais:  Abusar de palavras rebuscadas também pode prejudicar sua nota. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada. Ao exceder no uso de  um requinte desnecessário,  é grande a probabilidade de seu texto ficar sem fluência nem clareza.
5.      Cometer erros gramaticais: Erros básicos da língua portuguesa não tem perdão. ‘’Fazem muitos anos’’,  ‘’há nove atrás’’ e ‘’para mim levar’’ são deslizes graves numa redação. Na duvida quanto a grafia correta  ou à aplicação de uma regra gramatical, substitua a palavra por outra ou organiza novamente a frase.
6.      Usar clichês e provérbios: Evite o uso de clichês, que são aquelas expressões muito conhecidas, como ‘’colocar tudo em pratos limpos’’, ‘’fechar com chave de ouro’’, ’’água  mole em pedra dura tanto bate até que fura’’. O uso de provérbios e frases, geralmente construídas com base em ideias  estereotipadas, revela falta de originalidade do autor.
7.      Panfletar e radicalizar: A redações que instruem o leitor com frases como ‘’devemos nos unir’’ ou vamos reciclar o planeta terra; são consideradas frágeis. No lugar do discurso politicamente panfletário, é melhor organizar argumentos que permitem ao leitor chegar às suas próprias conclusões.
8.      Usar citações sem cuidados: As citações devem ser utilizadas com bastante critério. Evite frases ou expressões batidas, como ‘’só sei que nada sei’’ de Sócrates. Outros comuns são o uso de citações fora do contexto, sem nenhuma relação efetiva com o texto ou a argumentação, e citações de autoridade incompletas ou com grafia errada em  nome do autor. Se não tem certeza da grafia de filósofos como Friedrich Nietzsche,  Erich Fromm, , Immanuel Kant, não utilize essas citações.
9.      Exagerar em informações: Você não precisa despejar tudo o que sabe na redação. O excesso de informações pode prejudicar a coesão do texto, pois dados demais podem confundir, ao invés de esclarecer. Seja seletivo.
10.  Cair em redundância: A redundância revela falta de repertório do autor-candidato. Numa boa dissertação, a argumentação avança progressivamente, e não fica andando em circulo.
11.  NÃO SE ESQUEÇA DE REVISAR O TEXTO: Essa é uma falha extra  que não se deve cometer. Isso porque você pode perceber algo não  tão perfeito  quanto gostaria tarde demais, quando já escreveu na versão final. Há candidatos que esquecem, por exemplos, de colocar um titulo em sua redação (quando exigido por determinado vestibular, todavia, em determinadas instituições não é obrigatório o titulo da redação), entre outras questões extremamente necessárias numa redação.

Ate o próximo (continuaremos com dicas para o ENEM)
Fonte de pesquisa: Guia do Estudante REDAÇÃO para Vestibular+ENEM, 2016.

Verinaldo Eneas da Costa,
Filósofo/Professor da Rede Publica.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado