Paraíba tem redução de 10,5% no número de assassinatos de Janeiro a Abril

As ações de prevenção e repressão qualificada à violência desenvolvidas pelas Forças de Segurança Pública da Paraíba tiveram como resultado a redução de 10,5% no registro de assassinatos no Estado, durante os quatro primeiros meses de 2016. Os números são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), que apontam 476 Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – de janeiro a abril deste ano, contra 532 em igual período no ano passado.
O relatório do 1º quadrimestre de 2016 ainda mostra que houve redução na ocorrência de homicídios de mulheres em relação ao ano passado, com 37 CVLI com vítimas do sexo feminino este ano, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 41. Os assassinatos de mulheres representam 8% do total de CVLI computados no Estado.
Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução do quadrimestre acompanha os quatro anos consecutivos de redução de homicídios, registrados desde 2012. “A divisão territorial e a gestão pautada em resultados, com uso de Inteligência policial para as atividades de prevenção e repressão qualificada à violência pelas Forças de Segurança Pública, tem nos levado à obtenção desses resultados positivos. O processo de integração entre os órgãos operativos com a participação do poder Judiciário e o Ministério Público também é muito importante neste trabalho. Nesse período tivemos operações com prisões de suspeitos de homicídios, de crimes patrimoniais e apreensões de drogas e armas em todo o Estado, com respostas significativas nas áreas de maior ocorrência, a exemplo de João Pessoa, Litorais Sul e Norte do Estado, Campina Grande e Patos”, frisou o titular da pasta.
Áreas com redução – De acordo com a divisão territorial definida pela Lei Complementar 111/2012, dez Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) apresentaram redução na ocorrência de assassinatos nos quatro primeiros meses deste ano: João Pessoa, diminuição de casos nas áreas norte e sul (16,7% e 20,3%), Santa Rita reduziu 10%, Alhandra (47,6%), Mamanguape (26,3%), Guarabira (28,6), Itabaiana (29,4%), Campina Grande (11,5%), Patos (16,7%), Itaporanga (26,2%) e Cajazeiras (11,1%).

Governo do Estado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado