Brasil perde para o Peru e é eliminado na fase de grupos da Copa América pela segunda vez na história

Nos 100 anos de história da Copa América comemorados na edição especial deste ano, nos Estados Unidos, o Brasil foi eliminado na fase de grupos apenas pela segunda vez. A derrota para o Peru, que tirou a Seleção de Dunga do torneio, fez com que o time nacional fosse eliminado logo de cara pela primeira vez desde 1987.

Entre 1916 e 1967, quando o torneio ainda se chamava Campeonato Sul-Americano, foi sempre disputado em pontos corridos. Assim, o formato de divisão por grupos passou a existir junto com o nome Copa América, adotado em 1975.

Até este domingo, a única eliminação brasileira em fase de grupos havia sido em 1987. Na ocasião, o grupo tinha três times e apenas um se classificava. O Brasil chegou a vencer a Venezuela por 5 a 0 no primeiro jogo, mas foi goleado pelo Chile por 4 a 0 e ficou de fora.

Em 16 participações no atual formato da Copa América, foram cinco títulos, três vice-campeonatos, duas eliminações na semifinal e quatro eliminações nas quartas de final, além das duas quedas na fase de grupo.

A próxima edição da Copa América será realizada no Brasil, em 2019. A Conmebol adota um sistema de rodízio de sedes por ordem alfabética. Inicialmente, o Brasil receberia a edição de 2015, mas optou por inverter com o Chile por conta das realizações da Copa do Mundo e da Olimpíada. A edição deste ano, nos Estados Unidos, foi criada excepcionalmente de forma comemorativa.

ZH Esportes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado