Os Pais, A Criança e A Igreja; por Pastor Jader Medeiros

Amo crianças e amo ainda mais que elas venham à Igreja. Por isso investimos tempo e recursos na preparação de ambiente e material didático adequado para que as crianças aprendam a Palavra de Deus e também os bons modos. Tudo na sua linguagem e de acordo com sua percepção do mundo. Porém fico triste ao perceber que para boa parte dos pais a Igreja é simplesmente uma forma de creche. Onde "Envio meu filho e me livro dele".

Não compreendem a importância da educação cristã na vida de uma criança. Aquilo que ela aprende hoje levará por toda a vida. Incentive sua criança a ir à Igreja mas entenda que é o seu papel apoiar o trabalho desenvolvido por ela na educação cristã de seus filhos. Deve haver uma integração entre a Igreja, a família e as crianças. Entendemos que o culto infantil é tão importante quanto o culto no templo e por isso mesmo temos em nossa Igreja uma salinha especial para elas com os meios adequados para o aprendizado e pessoas capacitadas para acolher e ensinar com e por amor. Mas antes da salinha existe uma liturgia. Há um momento de louvor e também de oração por seus filhos.

Toda criança é naturalmente ativa e como dizemos "não para quieta" o que muitas vezes, até que ela vá para a salinha, pode causar alguns desconfortos aos que desejam se concentrar no Louvor e no Culto por isso é indispensável a sua ajuda. Educar exige esforço. É justo enviar seu filho sem supervisão enquanto você fica assistindo o "Fantástico" ou na calçada observando a vida alheia ou simplesmente apática ou apático à situação? Claro que não. O que fazer então? Dizer: "Então ele ou ela não vai mais!" ? Não. Louve a Deus caso seu filho tenha desejo de vir à Igreja e venha com ele. Uma criança criada nos caminhos do Senhor tem grande chance de ser um adulto temente à Deus e respeitoso e grato a você. Talvez você ache um sacrifício grande ir à Igreja ou simplesmente demonstre pouco ou nenhum interesse. Mas saiba que da mesma forma que o corpo precisa de alimento o espírito também.

Assim como o corpo precisa de uma feijoada, uma buchada de bode, um cuscuz... o espírito precisa de oração, leitura da bíblia e comunhão com Deus. A vida espiritual de seu filho e a sua precisam ser alimentadas. A recomendação bíblica para congregar é universal e não direcional. Não exclusiva à uma faixa etária ou clã religioso. É um convite para todos! Diz a Palavra de Deus: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando de congregar, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia (da volta do Senhor)" (Hb 10.24,25). Veja que o texto não se refere apenas aos nossos filhos ou a um grupo específico. Mas a todos. Incluindo-se também. Não seja adepto do famoso “O que os outros vão dizer?” Antes faça como Josué: “Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, esco¬lham hoje a quem irão servir... Mas eu e a minha família servi-remos ao Senhor" (Josué 24.15). É responsabilidade sua dar o exemplo e também o primeiro passo. O Apóstolo Paulo foi tão enfático quanto a isso que chegou a dizer para Timóteo: “Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (1 Tm 5.8.

Segundo a Bíblia, cumpre a você a tarefa de ensinar o seu filho no Caminho em que deve andar (Pv. 22.6) E a maior forma de ensino é o exemplo.
Com Amor;


Pr. Jader Medeiros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado