Não espere recompensa apenas trabalhe; por Verinaldo Enéas

Com muita frequência, paramos e pensamos o quanto não somos valorizados, pelo o que fazemos, seja pela sociedade, seja pela instituição que nos dedicamos e trabalhamos, pelos colegas de ambiente, pelos amigos, ate muitas vezes por familiares.

O sucesso pessoal nasce na automotivação. Na disposição em fazer a diferença. Não pelo local de trabalho, mas por você mesmo. Esse é o melhor princípio. A razão para se dedicar, mesmo quando falta reconhecimento.

Aprendemos com o tempo que o mundo contemporâneo se resume ao indivíduo. É no sujeito que tudo se desenvolve e acontece. Quando se espera um motivo externo, o desenvolvimento pessoal  está comprometida.

Não se trata de ser egoísta. Muito pelo contrário. No trabalho, é preciso ser cooperativo. Colaborar. Estar envolvido. Isso é fundamental. No entanto, estar focado em seus objetivos, em seus interesses, é a única forma de se defender. E crescer.

O profissional deve saber aonde quer chegar. Para isso, porém, não pode contar com o colega de trabalho, o gerente, o chefe… Ninguém.  Todos estão preocupados com sua própria carreira, com o seu próprio desenvolvimento e crescimento pessoal.

Esses, por mais que gostem de você, te respeitem e aplaudam seu trabalho, raramente te dirão as palavras certas. Muito menos te darão o dinheiro que você busca ganhar.

A maioria das pessoas trabalha em uma determinada instituição, alguma corporação. É funcionário. Mas a gestão da carreira é pessoal, individual.

Conhecemos muitas pessoas que espera um incentivo do chefe para render mais profissionalmente.

– Se paga, eu trabalho; se não paga, nada feito.

Essa máxima não está completamente errada. Tem certa lógica. No entanto, quando o profissional faz isso, não pune a instituição,  prejudica a si mesmo. Abre mão de projetar-se, de mostrar-se – não para o seu chefe, mas para o mercado.

Sabemos  que do ponto de vista do trabalhador, que busca o reconhecimento, essa “lei” é bastante cruel. Por vezes, a pessoa sente-se desanimada, pensa em desistir. Afinal, dedica-se, vai além do lugar comum, mas não recebe pelo que faz – e às vezes falta até um “obrigado”.

No entanto, quem consegue romper com esses sentimentos e trabalhar pensando no que está fazendo para si mesmo, por sua carreira, geralmente conquista o sucesso. Talvez não no local onde está. Entretanto, noutro momento, noutro lugar, será recompensado pelos investimentos e esforços atuais.

Portanto, nunca pense em fazer nada, esperando reconhecimento, elogios, palavras afetuosas e carinho. Faça o que tem de ser feito, por você, para satisfazer seu ego, elevar sua autoestima, provar sua capacidade, enfim, dizer eu sou capaz, consigo meus objetivos, bato metas, posso e chego aonde eu quiser.

A vida não deve ser só estudar, trabalhar, ganhar dinheiro e morrer.

A gente não nasceu nesse mundo maravilhoso cheio de lugar diferente, pessoas singulares, comidas exóticas pra viver apenas de trabalho.  Nascemos também para sermos felizes, principalmente felizes em todos os aspectos, seja profissional, intelectual, pessoal, espiritual, entre outros pontos fundamentais a nossa vida.

Outrossim, não espere recompensa de ninguém, apenas se valorize, e seja muito feliz.


VERINALDO ENEAS DA COSTA

PROFESSOR DA REDE PUBLICA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado