Vereadores Amparenses reúnem-se para mais uma Sessão na Câmara de Vereadores

A presidente da Casa, a Vereadora Maria Pedrosa deu inicio a mais uma Sessão Parlamentar na Câmara de Vereadores, cumprimento a todos os presentes e passou a palavra para o 2º Secretário Francisco Fernandes para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da ultima sessão. Após a leitura, o 2º Secretário fez a leitura de diversas indicações e requerimentos feitos por ele e pelo Vereador Drº João Luiz.
O vereador Francisco Fernandes apresentou o seguinte requerimento, solicitou ao prefeito que encaminhe ao setor competente, a limpeza da Praça São Sebastião, cartão postal de nossa cidade, fazendo com que a praça volte a ter um aspecto bonito e aconchegante para os amparenses e visitantes.

Em uma indicação, o Vereador Francisco Fernandes solicitou ao gestor municipal que seja adquirido uma maquina Ensiladeira para ser acoplada ao trator. Justificando que a fonte de renda existente em nossa comunidade é a pecuária de caprinos e bovinos, e que o fator forrageiro é fator limitante. Tornando essencial a aquisição desta maquina para ser utilizada de forma comunitária pelos produtores amparenses.
Mais uma indicação do Vereador Francisco Fernandes, solicitou ao prefeito Inácio Nóbrega a transferência de 3 caixas d’água de 10 mil litros colocadas em 3 ruas que estão sem grande utilidade, para 3 comunidades rurais, 1 no sítio Jatobá próximo ao grupo escolar, 1 no sítio Amaro na Vila próximo a Sebastião de Julio e 1 no Sítio Salgadinho, próximo ao grupo escolar, justificou que o abastecimento na zona urbana já foi regularizado, e sabendo que seremos contemplados em breve com as águas do Rio São Francisco, fazendo necessário a transferência para locais de maior necessidade, os locais indicados são habitados principalmente por idosos, que sofrem muito com o período de estiagem comuns me nossa região.
O Vereador Drº João Luiz apresentou uma indicação, pedindo que seja encaminhada ao prefeito a possibilidade da implantação de uma Caixa D’água e da iluminação no cemitério velho de Amparo, para o vereador, muitos sepultamentos são realizados na parte final da tarde, e precisam ser realizados as pressas antes do anoitecer, porém o cemitério não dispõe de iluminação, disse que é de suma importância a implantação de uma caixa d’água pois nos dias próximos ao feriado de Finados, os parentes costumam aguar as plantes e fazer as limpezas dos túmulos dos familiares.

Tivemos também um Requerimento de apelo à Presidenta do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, confira:

Os vereadores amparenses solicitam no âmbito de urgência, que seja enviado um oficio a Presidenta do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba Des. Maria das Graças Morais Guedes, visando adequar uma proposta de remanejamento dos eleitores do Município de Amparo para a 74ª/Prata, na justificativa, os vereadores afirmam que o TER poderá promover a redistribuição dos eleitores de Amparo para a 74ª Zona eleitoral no Município de Prata, ampliando para mais de 10 mil eleitores.

Foi apresentado um projeto que parará diárias para os vereadores caso precisem se deslocar para outro local fora da cidade a serviço da Câmara de Vereadores, o projeto ainda não foi aprovado e será votado na próxima quarta em mais uma sessão.
No pequeno expediente o Vereador Drº João Luiz usou a fala, deu bom dia a todos e falou sobre o projeto de lei das diárias, disse que o pagamento das mesmas não trará nenhum malefício para a população amparense. Falou da respostada prefeitura, frisando que o texto foi muito mal escrito e não tinha nenhuma concordância verbal, disse que se o prefeito Inácio Nóbrega não tem foco e planejamento, no lugar dele e de qualquer outro, daría-se por satisfeito atendendo apenas os requerimentos e indicações da Câmara, falou que vendo os balancetes da prefeitura, notou que os gastos da prefeitura são muito pequenos, principalmente com combustível, ou seja, que o prefeito está deixando de atender a comunidade com aração e terras entre outros, disse que dinheiro em caixa de prefeitura é inoperância do gestor. Falou ainda da lei de ajuda de custo com cestas básicas e outros benefícios para a comunidade carente, a lei já existe desde 2005 criada em sua primeira gestão como prefeito de Amparo. O vereador voltou a falar da resposta da prefeitura em relação a construção de Passagens Molhadas, em resposta, a prefeitura disse que uma obra como essa custa em media 200 mil reais, sendo inviável para os cofres da prefeitura, o vereador repudiou a resposta e disse que a pessoa que fez o texto não entende nada do assunto, falou que na época, existe uma licitação sim de 200 mil reais, porem esse dinheiro não é apenas para construção de passagens molhadas, e sim para várias obras de acessibilidade que possam ser feitas no município durante o ano todo.
O Vereador Francisco Fernandes falou sobre suas indicações, disse que quando as caixas foram implantadas, o município vivia um momento de muita seca, parabenizou o Prefeito pela construção de 2 poços artesianos no município, justificou na fala a indicação das caixas d’água e da maquina ensiladeira, falou que essa maquina custa em media de 8 a 10 mil reias, sendo um valor viável para os cofres da prefeitura.
Ao final, todos aprovaram os requerimentos e indicações e deu-se inicio ao Grande Expediente.

O Vereador Edivaldo Divino deu bom dia, parabenizou as conselheiras Eleitas do Orçamento Democrático Nelma Cardoso e Jandira Simões, falou sobre os projetos parabenizando os Vereadores Francisco Fernandes e Drº João Luiz pelas indicações. Falou sobre a resposta da prefeitura em relação aos repelentes, ficou muito feliz em saber que as gestantes já são contempladas com os mesmos, mas ficou triste por saber que os idosos ainda não, mas espera que a questão seja resolvida. O vereador falou sobre corte de terras, está triste, pois os agricultores do assentamento Mata estão devendo ainda arações privadas devido ao trator da prefeitura não ter ido fazer aração naquela comunidade, disse que tem maior apreço por Inácio, mas essas pequenas ajudas infelizmente não esta tendo.
O Vereador Fernando Severo cumprimentou a todos e parabenizou todos os 9 vereadores que compõem a casa pela participação na plenária do Orçamento Democrático Estadual realizado na ultima terça-feira (02) na cidade de Sumé. Disse que todas as proposituras solicitadas na casa são de suma importância para a comunidade. Em relação à resposta da prefeitura a sua indicação em uma sessão passada a respeito da solicitação de passagens molhadas, o vereador disse que quem preparou a resposta ou agiu de ma fé ou não entende do assunto, segundo ele, em uma pesquisa no site SAGRES, uma passagem molhada custa em media 76 mil reais.
O vereador Duda Barnabé deu bom dia a todos os presentes a sessão, falou sobre o projeto de diárias disse que para aprovação de um projeto, é preciso primeiro chegar ao conhecimento, por mais que seja uma nota enviada pelo promotor. Quanto a questão das praças, ele disse que seria interessante um projeto de lei para que essas praças tenham a manutenção adequada. Em relação aos demais requerimentos, disse que concorda plenamente.
O vereador Cícero Maciel cumprimentou a mesa e a todos os presentes, o vereador justificou não votação no projeto de resolução onde a Câmara pagar diárias aos vereadores apresentados no começo da sessão, segundo o vereador, com certeza ele irá votar a favor, mas antes precisa analisar e ter entendimento para que depois não seja chamada a atenção por votarem em um projeto de passar pela comissão. Parabenizou o vereador Francisco Fernandes pelas indicações, falou que com certeza serão atendidas, também parabenizou o Vereador Drº João Luiz pela sua indicação, disse que conversando com algumas pessoas disse que iria apresentar 2 requerimentos ao gestor municipal que seria a construção de um calçamento ao lado do asfalto até o cemitério velho e a iluminação da praça Santo Expedito até o Cemitério. Fez juz as respostas do prefeito, e disse que passaram 3 prefeitos e nenhum concluiu essas obras, sabe dos esforços de cada um. O vereador parabenizou a todos pela presença na Plenária do Orçamento Democrático, repudiou os alunos que foram ate Sumé para a sessão da ODE que não se inscreveram e não foram pra plenária e aplaudiu os alunos que se inscreveram e participaram.
O Vereador Francisco Fernandes voltou à tribuna, usou o espaço para falar da satisfação da participação da planaria da ODE, parabenizou a Jandira Simões e a Nelma Cardoso por serem eleitas para o Conselho do Orçamento Democrático Estadual, disse que os jovens não tiveram culpa, a culpa foi da escola que não mandou nenhum professor para acompanhar os alunos e guiarem eles ate o local da plenária. Falou que a expofeira foi agendada para 14 a 16 de Julho. Disse que a questão de Amparo passar a ser da 74º zona que seria na cidade de Prata é muito viável, pois a demanda é muito menor. Agradeceu a todos por terem aprovado duas indicações.
O Vereador Nelson de Cosme deu bom dia a todos os presentes, falou a respeito dos requerimentos apresentados, disse que todos são muito importantes e irão beneficiar muito a população amparense. Falou a respeito da resposta dada ao requerimento do vereador Fernandinho sobre as passagens molhadas, disse que a pessoa que fez a resposta deveria procurar saber mais sobre o assunto. Aproveitou e parabenizou Jandira e Nelma pela eleição no conselho Orçamentário.
As conselheiras Nelma e Jandira falaram, agradeceram a todos pela confiança depositada e prometeram sempre buscar mais recursos para nossa cidade.
Por final, a Vereadora Presidente Maria Pedrosa agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a sessão.






























































































































































































































































































































Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado