Câmara de Vereadores de Amparo realizou mais uma Sessão Parlamentar

A Câmara Municipal de Vereadores de Amparo reuniu seus Vereadores mais uma vez para mais uma Sessão Parlamentar no Exercício de 2017. A Sessão teve início às 19h00min e contou com 8 dos 9 vereadores que compõem a casa, apenas esteve ausente o Vereador Drº João Luiz por motivo superior, os demais estiveram presentes e participaram da Sessão.
Dando início, a VEREADORA PRESIDENTE MARIA PEDROSA Cumprimentou a todos os presentes agradeceu pela participação e iniciou passando apalavra para o VEREADOR E 1º FERNANDINHO SEVERO para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da ultima Sessão, após lida, a ata foi aprovada por todos, novamente o 1º Secretário voltou à fala, para leitura da matéria do dia começando com uma indicação do VEREADOR NELSON BRITO.
Na Indicação nº 007/2017, o VEREADOR NELSON BRITO solicita ao PREFEITO INÁCIO NÓBREGA, a construção de uma Passagem Molhada entre as localidades do Sítio Salgadinho e do Serrote Agudo, justificando que esse trecho no período de inverno fica praticamente intransitável devido ao grande volume de água que passa naquele riacho, destacando que essa indicação é um pedido dos moradores daquelas localidades. Após lida, a indicação foi aprovada por todos.
O 1º Secretário fez a leitura de uma Nota de Pesar pelo falecimento do Senhor José Ferreira de Brito, conhecido como Zé de Pai, Amparense e funcionário da Prefeitura Municipal que veio a óbito no último dia 13 de Agosto devido a sérios problemas de Saúde. Também foi lido um oficio nº 247/2017 enviado pelo Diretor Superintendente do DER Drº Carlos Pereira de Carvalho Silva à Câmara de Vereadores, onde o mesmo informa que já foram iniciados os Serviços de Melhorias da estrada que Liga Amparo à Sumé.
No Pequeno Expediente, o VEREADOR NELSON BRITO defendeu sua indicação, dando Boa Noite a todos os presentes à Sessão, explicou que sempre que chove é impossível transitar em um riacho que divide as duas localidades, sendo que a população do Sítio Serrote Agudo fica ilhada nesse período.
A SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE AMPARO, RAINILDA SALES também participou da Sessão, onde a mesma se inscreveu tendo assim a oportunidade de fala como manda no Regimento da Câmara, em sua fala, a Secretária deu Boa Noite a todos, a Secretária falou a respeito de um comentário do VEREADOR FERNANDINHO SEVERO, no qual o vereador disse que ela era uma Secretária ausente e tinha um subsecretário fantasma, a secretária disse que pediu a oportunidade de fala para mostrar que quantidade não é qualidade, falou que na gestão passada, Amparo tinha uma Secretária, uma Subsecretária e uma Secretária Executiva de Assistência Social, e falou das atividades que eram apenas 2, o grupo da melhor idade 1 vez no mês e o Judô no qual parabenizou o Vereador Francisco Fernandes pelo trabalho desenvolvido. Disse que nos dias de hoje não importa a distancia, alguém pode esta vendo uma videoconferência a distancia, disse que podia estar ausente de corpo, mas de alma e seu intelectual estavam aqui em Amparo, disse que hoje sua secretaria tem Oficina de Judô, Oficina de Balé onde foram doados 50 kits para as alunas do Balé, e as bolsas onde estavam guardados os kits foram doados por ela. Disse que tinha certeza que ela como Secretária estava cumprindo seu papel, disse que quando era candidata a Prefeita de Amparo, visitou muitas casas e viu que muitas mulheres dependiam de Remédios Controlados, pensando nisso, foi criado o Zumba, que hoje é o maior sucesso em Amparo, disse que já trabalha em Amparo há muito tempo, nem precisava se envolver em Política, se pôs a disposição de todos para o que precisar, disse que o que faz é por amor, disse que a ajuda para a população está sendo oferecida como doações e acompanhamento da população mais carente, mas não pode fazer mais do que a lei permite, para isso o gestor tem que apresentar recursos. Agradeceu a oportunidade e encerrou as palavras.
Aberto o Grande Expediente, o VEREADOR EDIVALDO DIVINO usou a fala, iniciando cumprimentando a todos os presentes, parabenizou o VEREADOR NELSON pela sua indicação, disse que esse tipo de obra é sempre muito importante para o município, parabenizou também o VEREADOR FRANCISCO FERNANDES pelo apoio ao homem do Campo, falou que foi procurado por duas Amparenses, onde pediram para os mesmo que falassem com os demais vereadores para que eles assinassem um projeto de ajuda, o vereador informou que não chegou nenhum tipo de projeto desse tipo enviado pela prefeitura à câmara, disse que sempre foi um morador de zona rural e também precisou dessas ajudas e que jamais se negaria assinar um projeto desse tipo. Agradeceu, deu boa noite e encerrou sua fala.
O VEREADOR FRANCISCO FERNANDES usou a fala, cumprimentou todos os presentes, começou parabenizando o VEREADOR NELSON por sua indicação, o vereador Fez um rápido comentário sobre o projeto de lei que está em tramete na Câmara, em relação à Soltura e Permanência de Animais em vias publicas na justificativa do projeto alguém diz que o projeto está vencido, disse que a multa é muito cara, disse que com o projeto é necessário à contratação de um veterinário, assim deveria ter sido colocado no projeto o valor que o profissional iria receber, disse que totalmente a favor da lei, já que rua não é local de criar animais, disse eu na lei tem coisas que nem existem em nossa cidade, onde diz que os animais apreendidos serão encaminhados ao Centro de Zoonose onde nem existe em nossa cidade, o vereador pediu em publico que o Prefeito Inácio providenciasse a questão do abastecimento de água na comunidade de Caiçara, segundo vereador, Socorro de Dona Hilda procurou a Secretaria de Agricultura solicitando atendimento do carro pipa, onde foi informada por algum funcionário da Secretária que não seria possível colocar água em sua residência devido a sua casa fazer parte de uma comunidade pertencente à Sumé, disse que isso é lastimável, que quem deu a resposta não conhece o mapa do município, e, além disso, se trata de uma comunidade onde muitos moradores tem cidadania em Amparo, nunca se teve essa distinção. Falou também sobre as Senhoras Jandira Simões e Nelma Cardoso, onde as mesmas foram eleitas membros do Conselho do Orçamento Democrático e tomarão posse no próximo dia 25 em Campina grande, convidou a todos para participarem da cerimônia, falou ainda a respeito do problema dos universitários, onde disse que estudar é direito do povo, e não só para quem pode, disse que se alguém pode ele não precisa estudar. Aproveitou o momento para convidar todos para uma vaquejada organizada pelo vereador. Encerrou agradecendo.
O VEREADOR DUDA BARNABÉ usou a fala, deu boa noite a todos os presentes, falou que a indicação do Vereador Nelson é muito importante, não só nessa localidade, mas também em vários locais em nossa cidade é preciso de passagens molhadas, a respeito do projeto de Soltura e Permanência de Animais em vias publicas, disse que deveria ser analisado, mas que é muito importante, pois a cidade tem que ser bem organizada, disse que existem algumas cláusulas que tem que serem revistas e alteradas. A respeito dos universitários, disse que conversou com o SECRETÁRIO DE TRANSPORTE OSMANDO, onde foi informado que já concertou um dos ônibus e já está fazendo o transporte dos universitários, agradeceu e encerrou sua fala.
O VEREADOR BRUNO SILVA cumprimentou a mesa e os demais presentes, parabenizou a SECRETÁRIA RAINILDA e disse que tem certeza do esforço que ela está fazendo para melhorar ainda mais. Parabenizou a VEREADORA PRESIDENTE MARIA PEDROSA pela instalação do Sistema de Segurança no prédio da Câmara agradeceu e encerrou sua fala.
O VEREADOR FERNANDINHO SEVERO iniciou sua fala cumprimentando a mesa e a população presente à sessão, parabenizou o VEREADOR NELSON pela indicação, parabenizou também a presidente da Casa, a VEREADORA MARIA PEDROSA pela instalação do Sistema de Segurança no prédio da Câmara, agradeceu ao SECRETÁRIO DE ESPORTES JANDERLI, onde o mesmo disponibilizou o transporte para que o vereador se locomovesse com sua equipe para disputa de uma partida de futebol. O vereador dirigindo a palavra a SECRETÁRIA RAINILDA, disse que entende que Ação Social é tão importante quanto Saúde e Educação, disse que como Ação Social lida com a população carente do município, ela como secretária deveria estar aqui todos os dias, pediu explicações à secretária Rainilda sobre Danilo Luiz seu subsecretário, onde o vereador disse que nasceu e se criou em Amparo e nunca ouviu falar nessa pessoa, nem se quer o conhece, agradeceu, cumprimentou a todos e encerrou sua Fala.
O VEREADOR NELSON BRITO cumprimentou todos novamente, agradeceu pela aprovação de sua indicação, agradeceu a Fátima Sales, diretora do Colégio Estadual de Amparo pelo convite para participar da confraternização alusivo ao Dia dos Pais realizado na ultima Quinta-feira (10) pela direção do colégio, parabenizou também a aluna do 2º ano do ensino médio, Vitória pela grande conquista, onde a mesma irá para o Canadá através do programa Gira Mundo, onde passará 6 meses fazendo um intercâmbio, também parabenizou a presidente da casa, Maria Pedrosa pela iniciativa de instalar o sistema de Segurança na Câmara. O vereador agradeceu ainda aos demais vereadores pela luta que foi conseguir a ordem de serviço para melhoria da estrada que lida Amparo/Sumé, agradeceu ao Deputado Estadual Trocolli Junior, que se empenhou junto aos vereadores para que fosse resolvida essa situação, também agradeceu a parceria com o Prefeito Inácio, para que o mesmo ajudasse nos custos com os funcionários que terão que morar em nossa cidade no período das obras, o Prefeito se disponibilizou em ajudar com a Casa e metade da feira para os funcionários. Fez um apelo ao poder Executivo, onde explicou que numa rua próximo a casa dele, foi iniciada uma obra de calçamento, e foram quebrados vários canos da rede de esgoto também foi cavado valas e com isso todo o esgoto está correndo a céu aberto causando um mal cheiro muito forte e espera que o prefeito veja o que pode fazer para resolver a situação. Sobre ajuda de custo, o vereador disse que essa lei já existe desde 2005, onde qualquer ajuda de custo que a prefeitura oferecer está acobertado pela lei, e a respeito do transporte escolar da Mata e do Carro Pipa, disse que mesmo que o pessoal de lá fizesse parte de Sumé, sempre foi disponibilizado transporte escolar e carro pipa para aquela localidade, não vê porque não ter nessa gestão, agradeceu e encerrou sua fala.
A VEREADORA PRESIDENTE MARIA PEDROSA, iniciou sua fala relatando para a SECRETÁRIA RAINILDA que não poderia deixar ela usar a fala devido o regimento interno da casa, a mesma já havia sido questionada pelo VEREADOR CÍCERO MACIEL na Sessão passada e por isso não poderia deixar a Secretária se Pronunciar. Voltando a pauta, deu boa noite a todos, no momento em que o VEREADOR CÍCERO MACIEL pede a palavra e a VEREADORA MARIA nega, informando que o Vereador já havia dispensado a palavra no Grande Expediente, onde o mesmo assim falou que ela era a primeira presidente que nega uma parte a um vereador, disse que presidente é por dois anos. Voltando a fala, a vereadora Maria disse que os vereadores estão sendo parados nas ruas, onde a população quer saber a respeito de projetos de feiras que são dadas, e o que estão falando é que os vereadores não estão assinando projeto para isso, ela disse que isso é uma inverdade, que esse projeto já existe há muito tempo atrás, disse que se não querem dar, não usem de má-fé dizendo que são os vereadores que não estão aprovando, disse que sobre a questão do carro pipa lamentava muito, disse que foi procurada em sua residência e um morador daquela localidade disseque não estava sendo atendido com o carro pipa e outras casas estavam, caso fosse perseguição politica não deveria existir. Parabenizou à diretora do Colégio do Estado Fátima Sales, pelo evento realizado, também parabenizou a aluna Maria Vitoria que vai para o Canadá, disse que isso é muito importante para a educação da cidade, disse que não viu muito interesse da gestão em relação a essa conquista, já que de várias cidades ela ficou em 1º lugar. Lamentou que no sábado (12) foi realizado o Dia dos Pais no Colégio Municipal e os vereadores não foram convidados, onde acha que infelizmente devem ter esquecido de enviar convite à casa, agradeceu ao Governador Ricardo Coutinho pela grande ação que ele está fazendo em nosso município,  através do deputado Trocolli Junior para fazer a estrada que liga Amparo/Sumé, disse que pessoas estão ligando pra rádio perguntando sobre a estrada, a vereadora disse que precisavam de um pouco de paciência, pois já estão colocando o material e vai da certo. A vereadora disse ainda que sexta-feira (11) veio um grupo de Segurança de Sumé, onde procuraram os vereadores para saber se os mesmo cediam a Câmara para que fosse realizada uma palestra sobre segurança, a vereadora disse que a casa é para servir ao povo e que estaria de portas abertas, mas já foram várias pessoas questionar, pois já existe um grupo de segurança em nossa cidade, e disseram que os vereadores estão apoiando gente de fora e não o pessoal daqui, ela disse que eles vieram solicitar apenas o prédio e nada mais. Sem mais para tratar, agradeceu a participação de todos e em nome de Deus encerrou a sessão.

































































































































Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado