Câmara de Vereadores de Amparo realizou mais uma Sessão Parlamentar

A Câmara Municipal de Vereadores de Amparo realizou na ultima quarta-feira (06) mais uma sessão parlamentar em nosso Município. A reunião contou com a presença de 8 dos 9 vereadores que compõem a casa, com ausência apenas do Vereador Dr João Luiz que esteve ausente devido a um problema de saúde de sua filha.
Iniciando a reunião, a vereadora Presidente Maria Pedrosa cumprimentou a todos os presentes a sessão, e em nome de Deu abriu a sessão, passando a palavra para o Vereador e 1º Secretário Fernandinho Severo, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior, após ser lida, a ata foi aprovada por todos. Dando continuidade, a Vereadora Presidente da casa passou novamente a palavra ao 1º Secretário para que fosse feita a leitura da matéria do dia.
O 1º Secretário iniciou a leitura da matéria do dia falando do Projeto de Lei nº 005/2017 do Poder Executivo que é o PPA, que dispõe dobre o Plano Plurianual para o quadriênio 2018/2021 em Amparo, falou do Projeto de Lei nº 004/2017 do Poder Executivo que estima a receita e despesas do município de Amparo para o exercício financeiro de 2018 que é a LOA, será encaminhada uma cópia de cada um dos projetos aos vereadores para que os mesmos possam analisar e votar na próxima sessão. O 1º Secretario leu o parecer da Comissão de Orçamentos e Finanças sobre o Projeto 003/2017 que é o projeto que dispõe da revogação e atualização do regramento previsto na lei 014/2015 que regulamenta sobre a soltura de animais, onde foi feita a devolução do projeto devido à existência de pontos que não ficaram claros para a comissão, tais como: 1) Onde fica localizado o centro de Zoonoses para que os animais possam ser encaminhados? 2) Qual o valor da remuneração para o veterinário a ser contratado e onde o mesmo seria lotado? 3) Quanto o valor da Multa diária de 3% do Salário Mínimo, o entendimento da comissão é que o valor chega a ser abusivo e inviabilizará a retomada dos animais pelos legítimos donos.
O 1º Secretário continuou sua fala, agora para falar do Requerimento 015/2017 do Vereador Nelson Brito, onde o mesmo no uso de suas atribuições pede para que seja encaminhado um oficio ao Prefeito da cidade informações sobre: 1) Qual foi o valor total pago a titulo de Salário ou Assemelhado aos ocupantes de CARGOS COMISSIONADOS de livre nomeação do Prefeito, no período de Janeiro à Agosto de 2017? 2) Qual foi o valor total pago a titulo de Salário ou Assemelhado as pessoas contratadas pelo EXEPCIONAL INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, no período de Janeiro à Agosto de 2017?. Justificou que seria apenas para Conhecimento e Esclarecimento ao mesmo e aos demais interessados.

Leitura do Requerimento 016/2017 do Vereador Edivaldo Divino, onde o mesmo solicita que o poder Executivo informe a Câmara de Vereadores quais os incentivos que a prefeitura oferece hoje aos agricultores de nossa cidade para estimular a produção de alimentos e a geração de empregos, justificando que seria apenas para conhecimento do vereador e demais interessados.
Leitura de requerimentos para que sejam ineridas na Ata da Sessão, Notas de Pesar aos familiares de José João da Silva, Maria Eleoterio Siqueira, Bartolomeu Divino Ferreira, Tertuliana Maria da Nóbrega e Inaldo Simões do Nascimento pelo falecimento dos mesmos.

Leitura de Indicação 009/2017 do Vereador Fernandinho Severo, onde o mesmo solicita que seja encaminhada uma indicação ao Poder Executivo objetivando que sejam colocadas placas de sinalização nas comunidades rurais do nosso município, justificando que muitas pessoas buscam acesso a zona rural e muitas vezes ficam perdidas sem saber a sua localização, estas placas orientarão os condutores nas diferentes etapas do seu deslocamento.
A Vereadora Presidente Maria Pedrosa abriu o pequeno expediente passando a palavra ao Vereador Edivaldo Divino, onde o mesmo fez uso da palavra cumprimentando todos os presentes, disse que estava triste pelo falecimento do seu Tio, sobre seu requerimento, ele disse que gostaria de ter essas informações já que é muito procurado pela população para saber sobre o assunto e encerrou sua fala no pequeno expediente.
O Vereador Francisco Fernandes iniciou sua fala cumprimentando a mesa e demais presentes, começou falando sobre o projeto 003/2017, o vereador disse que para a comissão o projeto não foi muito claro, disse que deveria ser mais clara a questão do centro de Zoonoses que ninguém sabe onde tem um local como esse no cariri ocidental, disse que a cidade já deveria ter contratado um Veterinário há muito tempo, bem como a questão do matadouro que desde a sua construção não funciona. Falou sobre a LOA e parabenizou a equipe por colocar o projeto em tempo hábil à Câmara. Lamentou a morte dos Amparenses nos últimos dias.
O Vereador Duda Barnabé deu boa noite a todos os presentes, falou que os requerimentos apresentados pelos vereadores eram muito importantes para os esclarecimentos, deixou seu pesar pelo falecimento de tantos moradores amparenses em um curto espaço de tempo.
O Vereador Fernandinho Severo cumprimentou a mesa e os demais presentes, também parabenizou os vereadores pelos requerimentos apresentados, disse que são de grande importância para a nossa cidade, sobre sua indicação, disse que segundo ele, é de fundamental importância para as pessoas que trafegam na zona rural, disse que esperava a aprovação de todos.
O Vereador Nelson Brito cumprimentou os vereadores e demais presentes, disse que seu requerimento era bem simples, mas que sempre tinha essa dúvida tendo em vista que o dinheiro que vem é pouco e queria ficar sabendo de quando é gasto com Cargos Comissionados, pois as pessoas também o procuram para saber sobre essa questão. Todos os requerimentos e indicações foram votados e aprovados por todos.
Abrindo o Grande Expediente, o Vereador Edivaldo Divino usou a fala mais uma vez, agradeceu a Maria e Nelson pela visita que recebeu dos vereadores no velório do seu tio, parabenizou mais uma vez todos os requerimentos apresentados, deu boa noite e encerrou sua fala.
O Vereador Francisco Fernandes voltou à tribuna, novamente deu boa noite a todos, deixou um voto de Aplauso aos atletas do Judô que disputaram a Etapa Estadual dos jogos Escolares da Paraíba, onde tivemos a conquista de 1 ouro onde o atleta Fernandinho irá representar a Paraíba na Etapa Nacional. Disse que era muito satisfatório para ele ver que os atletas estão saindo confiantes para disputar as competições de Judô. Voltou a comentar sobre a questão do abastecimento de água em algumas localidades rurais que segundo o IBGE não fazem parte de nosso município a exemplo do Sítio Caiçara, mas muitos moradores desta localidade tem sua cidadania em Amparo, disse que era injustificável o não abastecimento de água nas casas desses cidadãos.  A questão do esgotamento a céu aberto por trás da rua, pois segundo moradores, está um grande mau cheiro nessa rua. Falou novamente do Matadouro, disse que ouviu de várias pessoas que não compravam carne em nossa cidade devido o abate dos animais ser a céu aberto, sem a devida higiene, disse que espera que nessa gestão o Matadouro Público inicie suas atividades e posa ser finalmente entregue. Falou sobre Nelma e Jandira que tomaram posse no conselho Estadual do Orçamento Democrático, disse também que dentro das demandas para o Cariri, as Conselheiras conseguiram que fosse implantado como 2º item mais importante para o Cariri Ocidental, sendo a Construção da Escola Estadual de nossa cidade, a 1º foi o Asfalto que ligará Sumé/Taperoá e a 4º o entroncamento Amparo/Sumé. Falou também da Pátria, onde lembrou que no dia seguinte o Brasil comemora sua independência, disse que hoje em dia não se vê mais o patriotismo de antigamente, devido às pessoas mais velhas não estimularem as crianças a atividades relacionadas à pátria. Agradeceu a todos pela presença e encerrou sua fala.
O Vereador Cícero Maciel usou a fala, cumprimentou a todos os presentes, parabenizou os Vereadores pelos Requerimentos e indicações apresentadas, falou sobre a devolução do projeto 003/2017, disse que basicamente o Vereador Francisco Fernandes explicou o motivo da devolução do projeto onde ficou claro a todos os motivos pela decisão tomada pelos vereadores. Pediu desculpas a Vereadora Presidente, onde na ultima sessão houve um desentendimento dos Vereadores devido ao Vereador Cícero pedir a palavra e a Presidente Maria negar, e mesmo assim o vereador insistiu e ainda falou um pouco mesmo sem permissão da Vereadora Presidente, pediu desculpas e repudiou seu ato, tendo desculpas aceitas pela Vereadora. Em Relação ao Matadouro, disse que os vereadores deveriam pedir explicações por qual motivo o Matadouro não está funcionando, pois segundo informações obtidas pelo vereador, já foram feitas várias emendas para que o prédio seja aberto e continua parado, disse que muitos municípios não possuem um matadouro do porte do de Amparo, disse que está cansado de ver os animais sendo abatidos em locais impróprios sabendo que tem um local especifico em nossa cidade e não funciona. Deixou seu pesar pelos falecimentos dos cidadãos Amparenses e da mãe do Prefeito Inácio Nóbrega. Aproveitou para convidar todos os Vereadores e a população em Geral para a competição organizada pelo vereador que é a Copa Amparense de Futsal, que terá início no dia 16 de Setembro, evento que terá participação de equipes de várias cidades vizinhas. Disse que recebeu o convite do Prefeito Inácio por uma rede social para Hasteamento, disse que ficou triste por não ter sido enviado um convite para a Câmara, disse que foi repreendido por parte da Administração pelo não comparecimento na Audiência que tratou do PPA, onde o vereador explicou que não foi porque não recebeu convite, disse que já é vereador há muito tempo, participando de governos de oposição e situação e sempre recebeu convite para os eventos, poderia ser o mais simples que fosse. Disse que poderiam contar com ele em relação ao Judô, pois é um esporte que há pouco tempo sendo desenvolvido em nossa cidade já trouxe mais frutos do que o futebol e Futsal. Agradeceu aos amigos presentes e encerrou sua fala.
O Vereador Fernandinho Severo deu boa noite mais uma vez, agradeceu aos vereadores pela aprovação de Sua indicação, agradeceu aos vereadores também pela compreensão pelo falecimento do seu Avô no dia que seria a Sessão e por isso não houve a sessão neste dia, voltando à atividade neste dia 06. Parabenizou os atletas do Judô, disse que é muito gratificante ver hoje a cidade de Amparo se destacando a nível nacional com um esporte pouco praticado em nosso município. Pediu desculpas a Secretária de Ação Social por algum constrangimento acontecido na ultima sessão. Agradeceu e encerrou sua fala.
O Vereador Nelson Brito voltou a usar a fala, cumprimentou mais uma vez a mesa, agradeceu pela aprovação do seu requerimento, parabenizou os vereadores Edivaldo e Fernandinho pelos seus requerimentos e indicações, disse que é muito importante. Agradeceu ao prefeito pelo cumprimento de um requerimento apresentado pelo vereador na ultima sessão, requerimento este atendido. A respeito de um assunto que corre nas redes sociais, disse que é por isso que é de grande valia a participação da população nas sessões para que não saiam comentando alguma inverdade a respeito dos vereadores. Disse que era lamentável, desde criança o vereador participou de eventos alusivos à pátria, e hoje esses eventos estão ficando extintos, ficou triste pela Câmara não receber o convite para participar do hasteamento. Deu seus sentimentos de pesar as famílias que perderam seus entes queridos. Agradeceu e encerrou sua fala.
A Vereadora Presidente Maria Pedrosa usou a tribuna, cumprimentando a todos os presentes, achou louvável os requerimentos e a indicação apresentada, aceitou as desculpas do vereador Cícero, disse que tem um grupo do parlamento, para que sejam dados os informes para os vereadores, a respeito da audiência do PPA e da LOA disse que o convite foi enviado e que ela colocou no grupo. Disse que as sessões passarão a ser semanais. Parabenizou o atleta Fernandinho do Judô que irá representar a Paraíba na Etapa Nacional dos Jogos Escolares. Falou sobre a preocupação do Amparense Jara em relação ao mau cheiro causado pelo esgoto a Céu aberto por trás da rua principal, disse que os vereadores vão se reunir para ver uma melhor solução para o caso. Em relação ao matadouro, infelizmente vem do primeiro governo, e torce para que agora possa ser aberto em definitivo esse prédio que só tem a melhorar a qualidade da Carne Amparense. Disse que falaram nas redes sociais que os vereadores estavam ameaçando denunciar caso a prefeitura colocasse água nas localidades que não fazem parte de Amparo segundo o IBGE, disse que isso era uma inverdade, que quem veio para a sessão viu a preocupação dos vereadores com relação a o abastecimento de água. Registrou a ausência do Vereador Dr João, disse que o mesmo estava com a filha doente, que estava operada. Parabenizou o vereador Bruno pela chegada de mais um filho. Lamentou o falecimento de vários amparenses e também da mãe do prefeito Inácio, lamentou muito também pelo falecimento do Avô do vereador Fernandinho, pois foi uma pessoa muito ligada a ele, desde muito tempo tinha amizade com Seu Pretinho. A respeito do evento do Hasteamento, disse que realmente não foi enviado convite a Casa, mas que não iria estar presente não por esse motivo, mas sim porque estava com uma viagem marcada, disse que tem eventos que não precisa de convites para os vereadores estarem presentes, tem eventos mais fechados que precisa sim de convite, mas um evento como esse é importante a presença dos vereadores, lamentou a falta de respeito pelo esquecimento do envio do convite.

Sem mais a tratar, agradeceu a presença de todos e em nome de Deus encerrou a sessão.







































































































































































Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado