Representantes Amparenses participaram do 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF Edição 17/20

Os Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estiveram em Campina Grande-PB na manhã da ultima quarta-feira (29) onde promoveram o 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF – Edição 2017-2020 para os municípios paraibanos.

Equipes do Fundo e parceiros estão realizando encontros em três municípios-polo com gestores públicos de 169 cidades participantes desta edição do Selo UNICEF.

A cidade de Amparo esteve representada pela Articuladora do Selo UNICEF Verônica Rafael e por Cilene presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).
O primeiro encontro aconteceu na terça-feira (28) no polo de Pombal, com representantes de 61 municípios. Na quarta-feira (29) foi a vez de Campina Grande. Em seguida, no dia 1º de dezembro, acontecerá a capacitação em João Pessoa.

Os encontros estão tendo a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e dos profissionais indicados por cada município como articulador (a) municipal do Selo UNICEF e mobilizador (a) de adolescentes e jovens.

A atual edição foi lançada em maio e cerca de 1.900 municípios de 18 estados se inscreveram até o início de setembro. Agora, este primeiro encontro dá início à fase de implementação, com a apresentação da metodologia que será utilizada e do caminho a ser percorrido pelos municípios participantes em direção à certificação.

A agenda inclui a apresentação da situação da infância e adolescência no Semiárido, o processo de monitoramento de indicadores sociais e a forma como os municípios participantes serão avaliados, além de sessão de debates e espaço para dúvidas.

O Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Texto: MaisPB
Edição: Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado