Ansiedade de Separação na infância; por Drª Juliana Karla Sampaio

Como saber se ansiedade que seu filho (a) sente é anormal?  Uma forma simples é observar e tentar perceber se ansiedade da criança se caracteriza um problema que interfere na sua vida cotidiana lhe causando sofrimento e prejuízos significativos. Os transtornos provocados pela ansiedade são diagnosticados comumente em crianças e adolescentes.

A ansiedade de separação se caracteriza pelo medo que a criança sente de ficar longe de sua figura de proteção (geralmente a mãe) ou de ser abandonada. A criança fica bastante transtornada quando tem que se separar da pessoa mais próxima a ela, seja por qualquer motivo. Em casos mais graves até mesmo dentro de casa a criança fica seguindo sua cuidadora pelos cômodos para não perdê-la de vista. Alguns comportamentos apresentados pela criança com ansiedade de separação são:
  • Se recusarem a ir para escola;
  • Tentar manter os pais por perto a todo o momento;
  • Se nega em participar de eventos que tenha que ficar distante dos pais;
  • Hesitação persistente ou tentativa de escapar de situações de separação.
A criança sente medo e se preocupa que algo ocorra aos seus pais (por exemplo, que eles desapareçam, se percam ou se esqueçam dela) ou que algo de ruim possa acontecer com ela se estiver longe dos pais. Algumas crianças se queixam de dores de cabeça ou no estômago ou tem acessos de mau humor diante de situações de separação.  Já os sintomas comportamentais incluem choro, agarramento aos pais, queixas sobre separação, procurar ou chamar pelos pais na sua ausência.

A avaliação diagnóstica do Transtorno de Ansiedade de Separação requer uma abordagem multiprofissional e metódica envolvendo a criança e principalmente a família.   O tratamento terapêutico através da psicoeducação e manejos cognitivos comportamentais são muito efetivos nesses casos.

Drª Juliana Sampaio Psicóloga
Créditos: Ronald M. Rapee, et al.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado