Confira quem são os candidatos ao Senado pela Paraíba nas eleições 2018

Nas eleições de 2018, os eleitores da Paraíba vão poder eleger dois senadores. Veja a lista dos candidatos confirmados em convenção, em ordem alfabética.

Cássio Cunha Lima (PSDB)

Cássio Cunha Lima nasceu em Campina Grande e é filho do ex-governador e ex-deputado federal Ronaldo Cunha Lima. Começou na vida política em 1986, quando foi eleito deputado federal, cargo que ele voltou a ocupar em 1994. Já foi prefeito de Campina Grande por duas vezes e governador da Paraíba por outras duas ocasiões. Em 2009 teve o mandato de governador cassado após ser condenado por abuso de poder político. Foi eleito senador em 2010 e em 2014 foi candidato a governador da Paraíba.

É formado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Daniella Ribeiro (PP)

Daniella Ribeiro nasceu em Campina Grande e é filha do ex-prefeito e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro (PP). Começou na vida política em 2004, quando foi candidata a vice-prefeita de Campina Grande na chapa de Rômulo Gouveia. Em 2008, foi eleita vereadora do município. Atualmente, Daniella está no segundo mandato de deputada estadual na Paraíba.

É formada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi professora e tem pós-graduação em relações internacionais na Universidade de Brasília (UnB).

Luiz Couto (PT)

Luiz Couto nasceu em Soledade, no Agreste da Paraíba. Começou a vida política em 1994, quando foi eleito deputado estadual da Paraíba, sendo reeleito em 1998. Concorreu ao cargo de prefeito de João Pessoa por duas vezes. Luiz Couto foi eleito deputado federal em 2002, sendo reeleito em 2006, 2010 e 2014.

É formado em filosofia pelo Seminário Regional do Nordeste e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em teologia pelo Instituto de Teologia do Recife (Iter). Foi professor universitário e também exerceu o ministério sacerdotal após ser ordenado padre em 1976.

Nelson Júnior (Psol)

Nelson Junior nasceu em Macaíba, no Rio Grande do Norte. Disputou uma eleição pela primeira vez em 2010, quando concorreu a governador da Paraíba. Também tentou se eleger senador do estado em 2014 e vereador de João Pessoa em 2016.

É formado em psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa, tem mestrado em administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado pela Universidade Paris Nanterre, na França. Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba e presidente da Associação dos Docentes da instituição (ADUEPB).

Nivaldo Mangueira (Psol)

Nivaldo Mangueira nasceu em Campina Grande. Concorreu a primeira vez em uma eleição como candidato a vereador de Campina Grande, em 2004, cargo para o qual voltou a se candidatar em 2012. Também concorreu a deputado estadual da Paraíba, em 2006 e do Rio Grande do Norte, em 2010. Chegou a ser candidato a vereador em Passa e Fica, no Rio Grande do Norte, em 2008.

É formado em licenciatura plena em física pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em comunicação e educação pela UEPB e geotecnia pela UFCG. Atualmente é professor.

Roberto Paulino (MDB)

Roberto Paulino nasceu em Guarabira, no Agreste paraibano. Começou a vida política em 1977, quando foi eleito prefeito de Guarabira, cargo que exerceu também entre 1989 e 1992. Em 1994, foi eleito deputado federal. Entre 1999 e 2002, foi vice-governador da Paraíba durante o segundo governo de José Maranhão. Em 2002 assumiu o posto de governador após Maranhão renunciar para se candidatar a senador. No mesmo ano, Roberto Paulino concorreu à reeleição. Foi candidato a deputado federal em 2010 e a vice-governador da Paraíba em 2014.

É formado em direito pelo Centro Universitário de João Pessoa e atualmente é empresário.

Veneziano Vital do Rêgo (PSB)

Veneziano Vital do Rêgo nasceu em Campina Grande e é filho dos ex-deputados federais Nilda Gondim e Antônio Vital do Rêgo e neto do ex-governador Pedro Gondim. Começou a vida política em 1992, quando foi candidato a vereador de Campina Grande. Foi eleito para o cargo em 1996 e reeleito em 2000. Em 2002, candidatou-se a deputado federal. Em 2004, foi eleito prefeito de campina Grande, reeleito em 2008. Foi eleito deputado federal em 2014, cargo que exerce atualmente, e foi candidato a prefeito de Campina Grande novamente em 2016.

É formado em direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília.

G1 Paraíba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado