11º Batalhão de PM começa a usar na região do Cariri o bafômetro que detecta pela respiração se motorista consumiu álcool

Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba começaram a utilizar nesta semana um novo equipamento que vai auxiliar e dar agilidade na abordagem de motoristas com suspeita de consumo de álcool.

O equipamento já foi utilizado em uma operação blitz realizada na PB 196, KM 44, sentido a cidade de Caraúbas-PB, onde foram abordados dois indivíduos em uma motocicleta placa PFK 0410, sendo realizada a aferição através do etilômetro Alcolizer LE5, onde foi constatada a embriaguez do condutor da motocicleta: Almyr Darllan da Silva Amorin (18 anos) em nível de 0.40 mg/l, assim, efetuando o Auto de Infração de Trânsito, bem como a condução do mesmo para a Delegacia de Polícia Civil pelo crime.

Vale salientar que o novo equipamento é o primeiro nessa categoria a ser usado pela Polícia Militar da Paraíba, chamado de bafômetro passivo, porque ao contrário do etilômetro tradicional não há necessidade de ser assoprado. Seu nome técnico é Alcolizer e basta aproximá-lo poucos centímetros para detectar no ar, pela respiração, se a pessoa está sob efeito de álcool ou não.

O novo bafômetro é considerado mais preciso, nesse sentido, e evita abordagens desnecessárias, sendo o mesmo modelo utilizado pela Polícia Rodoviária Federal, além dessa inovação o bafômetro também tem a opção de se fazer a aferição da forma tradicional “Assoprando”.

Portal TV Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado