Você Tem Sabedoria? por Abdias Campos

“Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28.12 ARC).

O homem adquiriu muito conhecimento das coisas da terra, mas a sabedoria é dom de Deus. Ela é tão elevada e sujeita à estação do Todo-Poderoso que não aparece nos livros dos homens nem se adquire nas prateleiras da ciência. O ser humano não conhece o seu valor, porque não se acha no habitat dos homens. Provém do alto, do mais alto e sublime lugar. “O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo” (Jó 28.14 ARC).

Não há riqueza na face da terra que possa comprá-la. Nada se compara ao seu valor. Todo o ouro, toda a prata, todas as pedras preciosas que há no mundo, as mais raras e valiosas, as jóias da nobreza, são como cobres de valor nenhum diante dela.

“De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28.20 ARC).

Que Deus maravilhoso é o nosso Deus! Que pergunta mais estimulante! E, então, de onde vem a sabedoria? E em que lugar se encontra a inteligência? Quem pode falar, senão o Senhor que fez os céus, a terra e todo o universo? Quem saberá de si mesmo responder?

Ficamos em êxtase, totalmente arrebatados com tal indagação, porque a própria sabedoria nos eleva a meditar na grandiosidade do Criador. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11.33 ARC).

O homem se reduz, fica minúsculo, diante da grandeza de Deus. Olha para si mesmo e o que de bom encontra foi Deus que lhe deu; fora disso, abre as portas dos livros e nada vê além do enfado da carne!

Deus é tão sublime que não nos deixa sem resposta, não nos põe em suspense sem que nos conte o Seu segredo. Glórias ao Senhor!

“Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28.28 ARC).

Opa! Olha aqui a resposta: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência”. O respeito ao Senhor, toda reverência; temer e tremer diante dEle, reconhê-lO como o único e verdadeiro Deus, Criador, onipotente, onisciente, onipresente, Deus supremo, Pai eterno, digno de todo louvor. Eis aqui a sabedoria. “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria...”

“...e apartar-se do mal é a inteligência.” O lugar da inteligência está em separar-se do mal, afastar-se completamente de todo o mal, quer praticado por pensamento quer por ações ou palavras. O lugar da inteligência está na santidade, separado do pecado.

O nosso Deus maravilhoso questiona e instrui o homem acerca da sabedoria e da inteligência: “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica” (Tiago 3.13-15 ARC). Misericórdia!

Que declaração impactante! Amigos, não há condenação nem redenção que nos venha, senão pela nossa escolha. Todavia, as Escrituras Sagradas nos aconselham: escolha, pois, o bem! Escolha a sabedoria, temendo a Deus. Escolha a inteligência, apartando-se do pecado. E receba do Senhor Jesus ensinamentos profundos de alcance eterno, que o iluminará em tudo o que fizer por toda a vida.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado