Imaginemos uma pessoa que ainda não aprendeu a guiar automóvel, ensinando outra a dirigir. Que tragédia poderia acontecer dessa ação imprudente! No mínimo, o aprendiz não compreenderia nada e se revoltaria com o seu professor. Não pode ensinar quem ainda não aprendeu sobre aquilo que ensina.

“Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?”(Lucas 6.39 ARA).

Refletindo acerca do que o Senhor Jesus está nos ensinando através da pergunta que nos faz no versículo acima, chegamos ao entendimento que não podemos levar a salvação à vida de alguém se ainda não somos salvos; não podemos corrigir a outra pessoa se ainda estamos cometendo os mesmos erros que ela; não devemos guiar a quem está na escuridão se não temos a Luz conosco. Primeiro se adquire o conhecimento e depois se ensina. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1Coríntios 14.40 ARC). Há uma ordem a ser cumprida.

Uma das instruções repassadas pela tripulação de uma aeronave aos passageiros de um voo, antes mesmo de o avião decolar, é a de que se faltar oxigênio na aeronave, máscaras cairão do teto diante de cada um para que as coloquem conforme as instruções e respirem e vivam. Finaliza a explicação dizendo que, se houver uma criança ao lado, PONHA PRIMEIRO A SUA MÁSCARA e só depois a da criança.

Há uma ordem na execução das coisas, principalmente para salvar vidas. Esse exemplo mostra que a pessoa não deve tentar salvar a criança antes de garantir as condições para fazê-lo. SALVE-SE PRIMEIRO e depois poderá ajudar o outro a encontrar o Caminho. Atente ao que o Senhor Jesus está ensinando abaixo:

“E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão” (Lucas 6.41-42 ARC).

Quando estamos aprendendo, devemos ficar cuidadosos em somente aprender, e não nos atrever em ensinar o que ainda não sabemos. Tudo tem seu tempo determinado (Eclesiastes 3.1). Mas faça-se tudo decentemente e com ordem” (1Coríntios 14.40 ARC). Aprenda primeiro e sob a condução do Espírito Santo de Deus se submeta, pratique o que aprendeu, experimente, ganhe experiência e testemunho. E quando o Senhor Jesus enviá-lo às pessoas, vá e faça conforme Ele ordenou, ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28.20 | ARC).

Desse modo, o Senhor Jesus poderá usá-lo para grandes obras em Seu nome na vida de muitas pessoas. Aprenda primeiro e depois ensine o que aprendeu do Pai das luzes, todos ganharão principalmente você que receberá das mãos de Deus a recompensa por servi-lO, decentemente e com ordem. Vá às Escrituras Sagradas, depois as leve a quem precisa conhecer a Verdade. Lembre-se a Verdade é Jesus. Amém. Glórias ao Senhor!

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo