ProUni 2020: Após ser adiado, alunos já podem realizar suas inscrições

Estão abertas as inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020. O cadastro só foi aberto após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020 e, para compensar a perda de um dia do prazo, o período de participação foi prorrogado até 1º de fevereiro.

Inscreva-se no ProUni

O ProUni 2020/1 tem oferta de 251.139 bolsas de estudos divididas em integrais (100%) e parciais (50%). As oportunidades são concedidas conforme a renda familiar do candidato. Confira:

Integral: Bolsa oferecida aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio.

Parcial: Bolsa oferecida aos participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. O desconto é de 50% nas mensalidades.

Quem pode participar?

Para participar do programa é obrigatório ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação, além de se encaixar nos seguintes critérios:

-> Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
->Ter feito em partes o Ensino Médio em escola pública e em escola particular, desde que tenha tido bolsa integral;
-> Ser pessoa com deficiência (PcD);
-> Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou Pedagogia.

Como se inscrever no ProUni:

1) Acesse a Página do ProUni e informe o número de inscrição e senha que foi utilizado no Enem 2019;

2) Após o login, o candidato deve verificar se os dados estão corretos. Se tudo estiver certo é só dar início às respostas do questionário;

3) Preencha os dados dos familiares: parentesco (membro da família), nome completo, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal. Quando todos os membros da família já estiverem adicionados ao quadro, clique em ‘Salvar e Prosseguir’. Verifique a documentação que deve ser levada para a matrícula;

4) Escolha as opções de curso. Podem ser pesquisados por nome do curso, da instituição de ensino ou cidade em que a bolsa é oferecida;

5) Informe se deseja concorrer pelas cotas ou ampla concorrência. Ao salvar a primeira opção de curso é preciso repetir os mesmos passos para inserir a segunda.

6) As alterações de curso podem ser realizadas até as 23h59 do último de inscrições do ProUni.

Resultado

No dia 4 de fevereiro o resultado do ProUni deve ser divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Após o resultado, o aprovado deve procurar a instituição para a qual a bolsa foi liberada e apresentar a documentação comprobatória para a confirmação das informações de 4 a 11 de fevereiro. A segunda chamada será feita no dia 18 de fevereiro.

Erro no Enem e decisão da Justiça

Em 18 de janeiro, o MEC admitiu o erro nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, resultando na correção da pontuação de quase 6 mil pessoas. Com a revisão do resultado, as inscrições do SiSU 2020/1 foram abertas normalmente, mas o prazo foi ampliado em dois dias para não prejudicar os estudantes.

Por considerar que o MEC não comprovou o que ocasionou o erro nas notas do Enem e que a falha poderia gerar prejuízo aos concorrentes do SiSU, a Justiça determinou a suspensão do resultado da Seleção Unificada até que a pontuação do exame fosse completamente revisada e provas fossem apresentadas. Após negativa ao recurso que a Advocacia Geral de União (AGU) levou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), o governo recorreu ao STJ.

Com a suspensão do resultado do SiSU, também ficou suspenso o início das inscrições do ProUni, já que o programa também utiliza o Enem 2019 e o adiamento dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada afetaria a participação dos candidatos no programa de bolsas.

No fim da tarde de terça-feira (28), o STJ autorizou a divulgação do resultado do SiSU e as inscrições do ProUni. A pontuação do SiSU foi liberada logo em seguida, enquanto a abertura do Programa Universidade Para Todos foi programada para a noite.

Cronograma do ProUni 2020

Inscrições: 28 de janeiro a 1º de fevereiro
Resultado: 4 de fevereiro
Comprovação das informações: 4 a 11 de fevereiro (primeira chamada)
Registro no SisProUni: 4 a 14 de fevereiro
Segunda chamada: 18 de fevereiro
Comprovação das informações: 18 a 28 de fevereiro (segunda chamada)
Registro no SisProUni: 18 de fevereiro a 3 de março

Amparo Ligado com https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado