Mais Bem-aventurado é Dar; por Abdias Campos

No Velho ou no Novo Testamento, enfim, nas Escrituras Sagradas, o Senhor nos ensina a dar, a ser liberal, a ofertar com amor. Ensina-nos ainda que há reciprocidade em dar. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas 6.38 ARA).

No versículo abaixo o Senhor manda Moisés falar ao Seu povo para Lhe trazer uma oferta alçada, que é uma oferta levantada para um fim, nesse caso para a edificação do tabernáculo ao Senhor. Vejamos:

“Então, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada” (Êxodo 25.1-2 ARC).

A lista para a oferta levantada foi dada: ouro, prata, cobre, pano de cores especificadas, linho fino e outros materiais (Êxodo 25.1-7) para o fim determinado. O Senhor faz uma notificação importante para todos nós que queremos uma vida limpa no altar do Pai. Ele diz que a oferta alçada deve ser trazida por “todo homem cujo coração se mover voluntariamente”. O coração desse homem que se mover tem que ser voluntariamente; isso significa sem constrangimento, sem ser constrangido por qualquer situação que extrapole a de um coração voluntário. Não se deve ofertar à força, mas de forma voluntária, pelo prazer, porque fomos tocados pelo Espírito Santo de Deus para a obra que Ele nos apresentou e nos alegrou sermos participantes dela.

As Escrituras nos ensinam a viver numa igreja voluntária, na qual nos voltamos uns aos outros para ajudar. O Espírito Santo por meio do apóstolo Paulo nos instrui a socorrer os irmãos necessitados e nos mostra que o Senhor Jesus já classificara de feliz os que assim agem, sendo maior prazer dar que receber. “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20.35 ARA).

“E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa” (Mateus 10.42 | NVI). Devemos buscar a todo instante aprender com o Senhor Jesus e fazer conforme está escrito, sempre com espírito voluntário, agindo de boa vontade para com os irmãos e ensinando-os a procederem da mesma maneira, trabalhando para fazer a obra pelo Espírito do Senhor dos Exércitos. “Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4.6b ARC). Agindo assim, mais bem-aventurado é dar, porque Deus o recompensará. Amém.

Na alegria do Senhor, que é a nossa força,
Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado