Secretaria de Educação de Amparo realizará o São João em Casa

Com o intuito de preservar o conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre as Festas Juninas, em tempos de pandemia, e de manter esta tradição do mês de junho, a Secretaria de Educação através das escolas municipais desenvolve o Projeto a Cultura Junina se reinventa: é "nóis" aqui e "ocês" aí.

A iniciativa se constrói diante da necessidade de se reinventar neste momento de distanciamento social que nossa sociedade está enfrentando, mas que devemos manter na memória nossos costumes e cultura junina para que nossa cultura seja preservada e que juntos possamos vivenciar momentos de alegria e reencontro mesmo que virtual.

Serão abordados receitas culinárias, textos, músicas, dramatização e danças típicas e em especial a tradicional quadrilha como uma forma de caracterizar essas manifestações culturais, utilizando as diversas linguagens artísticas e textuais, promovendo a socialização, o censo cooperativo, o respeito às diversidade e ao distanciamento social.

Os festejos juninos sempre agregam muita alegria, diversão e conhecimento. No Arraiá a Cultura Junina se reinventa: é "nóis" aqui e "ocês", resgata os festejos juninos comemorado em casa com colaboração 3 de 5 da família, pais e responsáveis, será decisivo para a efetivação desta ação. As apresentações de todas as turmas retratarão as temáticas propostas pelos professores.

O principal Objetivo do Projeto é Preservar o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas, através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização do alunos.

Além também de Valorizar a história das festividades juninas; Estabelecer situações que permitam aos educandos a apreensão de conceitos de maneira significativa; Desenvolver habilidades e competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, com os quais ele aprende e resignifica o real; Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos; Perceber a importância do trabalho em equipe e a união da escola, família e sociedade mesmo em tempos de distanciamento social.

Os conteúdos trabalhados serão:
História da festa junina
A tradição dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro;
Cantiga de roda
Desafio Caipira
Dança de Quadrilha 4 de 5
Teatro
Ritmos Juninos: Forró, baião e xaxado;

Os alunos terão que Gravar vídeos e enviar para os professores e realizarem apresentações culturais.

O PROJETO: No Projeto - A Cultura Junina se reinventa: é "nóis" aqui e "ocês" aí será desenvolvido: Confecção de cartazes, bandeirolas, painéis, roupas, convites, ensaios de danças, de peças teatrais, de quadrilha pelos alunos com orientações dos professores. Haverá um Sorteio de "Um Balaio Junino" para as turmas participantes.

As apresentações deverão ser entregues nos grupos de whatsapp das escolas no dia 25 de junho e posteriormente serão divulgado nas outras mídias, facebook e instagran, no dia 26/06.

O sorteio será no dia 26/06, realizado na secretaria de Educação com a presença dos diretores e coordenadores, onde será realizado uma videoconferência com todos os professores. O Balaio Junino será entregue a todos os professores e alunos da turma sorteada.

Os professores do Ensino Infantil e Fundamental I serão responsáveis por suas respectivas turmas.

Os professores do Fundamental II serão responsáveis pelas seguintes turmas:

6° Ano: "A" Gabriel/ Rossana
6° Ano: "B" Fátima/ Magé
7° Ano: "A" Márcia/ Veri
7° Ano: "B" João Paulo/ Maria
8° Ano: "A" Janine/ Jorge
8° Ano: "B" Mateus Moura/ Cilene
9° Ano: Rayane/ Fernando
Acelera: Jandira/ Mateus Soares
EJA: Socorro / Edivaldo

Os alunos serão avaliados pela participação, assiduidade, comportamento, no decorrer de todo Projeto e pela sua colaboração, organização e desempenho durante as apresentações das atividades propostas.

Amparo Ligado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado