Eles não Herdarão o Reino de Deus, por Abdias Campos


Alguns grupos de pessoas que fazem parte da sociedade como um todo, que vivem o cotidiano de maneira natural, que participam das atividades políticas, acadêmicas, empresariais, artísticas e assim por diante, estão no rol dos que não herdarão o Reino de Deus. Isso é muito sério, pois tudo o que a Palavra de Deus diz se cumpre. Jamais as Escrituras Sagradas serão anuladas numa vírgula sequer pelo homem, ainda que apresentem como argumento novos modelos de sociedade, novos tempos; mesmo que façam milhões de leis e decretos, criem códigos, desenvolvam novas tecnologias, nenhum deles terá força sobre a Palavra de Deus, que se realizará integralmente e de forma inequívoca como está escrito. Atentemos.

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” (1Coríntios 6.9-10 | ARC).

A primeira frase do texto bíblico é uma pergunta que deve nos conduzir à reflexão, pois a própria Palavra nos ensina que o homem deve examinar a si mesmo. “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?” Aqueles que agem em desacordo com o que a justiça divina determina, opondo-se a ela, não hão de herdar o Reino de Deus, não serão salvos. Estes dez grupos estão fora do Reino, vejamos.

“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.” O Senhor está nos instruindo a não errar, porque Deus não tem o culpado por inocente. “O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente” (Naum 1.3a | ARC). Assim, Ele determina que, dentre outros grupos, estes não herdarão o Reino de Deus, porque se opõem ao Senhorio santo do Senhor, e sem santidade ninguém verá a Deus (Hebreus 12.14). Vamos identificar um a um, com alguns detalhes.


01. Os devassos são os de conduta vergonhosa, os que praticam imoralidades sexuais, orgias, que usam o sexo, não de forma santa, mas de maneira degradante e moralmente abominável. O sexo só é santo dentro do casamento legal, natureza com natureza.


02. Os idólatras são os que adoram imagens. Deus proíbe a adoração de qualquer imagem, seja de um deus falso ou do Deus verdadeiro (Êxodo 20.3-6). O ídolo é a divindade representada por um objeto, é a imagem que o artífice cria para que os idólatras prestem cultos a ela. 


03. Os adúlteros são os homens casados que têm relação sexual com uma mulher que não é a sua esposa ou vice-versa (Jeremias 23.10; João 8.3). A idolatria também é chamada, figuradamente na Bíblia, de adultério (Jeremias 3.8; Ezequiel 23.27).


04. Os efeminados são os homens que têm mais modos de mulher do que de homem, excessivamente delicados, efeminados; são os homossexuais passivos.


05. Os sodomitas são os que praticam a sodomia, pela qual o homem tem relações sexuais com outro homem como se este fosse mulher; são os homossexuais ativos. Na tradução bíblica NVI, o texto em estudo é bastante claro quando se refere à não salvação dos sodomitas, dizendo: nem homossexuais passivos ou ativos”. Identificam-se por sodomitas homossexuais mulheres e homens.


06. Os ladrões são os que usam de agressividade e violência para assaltar, mas também os que usam de astúcia, malandragem para furtar, sem usar violência.


07. Os avarentos são os que têm apego exagerado e asqueroso ao dinheiro.


08. Os bêbados são os que se entregam à bebida e perdem a sobriedade e o equilíbrio, desestabilizando a família e criando nódoa à sociedade.


09. Os maldizentes são aqueles que falam mal de todo mundo, que veem sempre o que é ruim nos outros e o propagam.


10. Os roubadores são os que retêm consigo o que não lhes pertence. Enquanto o ladrão toma o que é de outras pessoas, o roubador deixa de dar às pessoas o que lhes pertence por direito. Nenhum desses grupos será salvo, a não ser que se arrependa dos seus pecados, confesse-os a Deus e deixe de praticá-los.

Qualquer que estiver em um ou mais desses grupos e clamar ao Senhor Jesus, e O invocar, Ele salvará, perdoará, limpará, transformará e conduzirá à vida eterna. “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10 | ARC). Então, se você ainda não é salvo e se encontra em pecado, arrependa-se e receba uma nova vida do Senhor Jesus.

“Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” (1Coríntios 6.9-10 | ARC). Amém. Glória a Deus!


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado