10 frases do Pequeno Príncipe que são lindas como  lições para a  vida de Antoine de Saint-Exupéry são partilhadas e reproduzidas no mundo inteiro. O que pode passar despercebido, é que por trás de cada linda frase do livro há valiosas lições de vida, verdadeiramente importantes para o crescimento pessoal de todos nós.

1. A responsabilidade daquilo que cativas

Quando uma pessoa cria laços com outra, sejam de amizade ou amor, essa ligação se torna uma responsabilidade. Você tem de cuidar e alimentar a relação, para que o sentimento não acabe.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

2. Construa as suas pontes

Muitas pessoas se fecham e se protegem, afastando os outros. Esta mensagem do Pequeno Príncipe incentiva as pessoas a criarem mais laços, mais pontes, alimentando a proximidade e amizade, combatendo a solidão.
As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes.
3. Deixa-se cativar
Criar ligações com outras pessoas tem os seus riscos e nunca sabemos se poderemos sofrer. Mas vamos ser sinceros, a felicidade que uma amizade ou amor nos traz, compensa tudo, né?
A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar.

4. É mais fácil julgar os outros do que você mesmo...

Criticar e julgar quando estamos de fora de uma situação é muito mais fácil do que olhar para dentro de nós. Muitas vezes criticamos os outros por aquilo que nós próprios também fazemos, mas não conseguimos enxergar. Por isso, não aponte o dedo aos outros e tire uns minutinhos para refletir no seu próprio comportamento, tentando melhorar sempre!
É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros.

5. Já fomos criança. Nunca se esqueça...

Nesta passagem, o autor nos mostra que os adultos se tornam pessoas muito sérias e preocupadas com as obrigações do dia a dia, esquecendo os sonhos da infância. Não se esqueça de ser criança de vez em quando, brinque, esqueça os problemas e sobretudo, não deixe os seus sonhos de criança de lado!
Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso.

6. Exija aquilo que pode oferecer

Quantas vezes exigimos algo aos outros que eles nunca se comprometeram a dar? O amor e a amizade não deveriam viver de cobranças! Uma atitude, palavra de carinho ou amizade só tem valor verdadeiro quando chegam naturalmente, não é mesmo?
É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar.

7. O caminho dificilmente é sempre reto... Não tenha medo de explorar outras direções!

Esta frase nos mostra que qualquer situação tem muitos caminhos. Quando você apenas experimenta um, perde milhões de outras possibilidades que podem levar a um resultado ainda melhor. É preciso explorar a vida e o mundo, criar vivências. Só assim você crescerá e ficará mais rico por dentro.
Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe...

8. Os sacrifícios valerão a pena

Muitas vezes não estamos disponíveis para sofrer, mesmo que seja para atingir um objetivo maior. Tal como a larva se transforma numa linda borboleta, esta frase de O Pequeno Príncipe nos mostra que para conseguir alcançar o que desejamos, às vezes é necessário fazer sacrifícios e passar por fases menos boas. Não se preocupe, quando você conseguir verá que tudo valeu a pena!

É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.

9. Não generalize
É comum ficarmos com medo quando algo nos magoa. Mas o fato de um amigo ou amor nos ferir, não quer dizer que todos o farão. Ao ter medo de se magoar você pode estar perdendo lindos momentos e isso, nas palavras do autor, é uma grande loucura!
É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.
Antes de irmos para o último item, saca só esse vídeo que fizemos sobre os TAPAS NA CARA que a gente recebe com essa história tão "inocente".

10. O essencial é invisível aos olhos
Esta frase nos ensina a ver além das aparências, tentar entender as pessoas, as suas atitudes, as situações e não julgar apenas pelo que é visível. O que é verdadeiro não se pode ver, apenas sentir! 

Conclusão:  O caminho da felicidade é curvo, todavia, encontrar não é dificil, basta vivenciar as coisas simples da vida.


Verinaldo Eneas da Costa,  professor