O bem e o mal estão expostos diante dos nossos olhos. Não existe uma terceira via que se possa escolher como opção pessoal. Escolhemos o bem ou escolhemos o mal. Ou a estrada é boa ou é ruim; a estrada mais ou menos é ruim. Ou se vai pelo caminho principal ou pelo desvio. O atalho tomado é uma maneira de se livrar do caminho original que está precisando de conserto, ou mesmo porque se deseja um percurso no qual se achem facilidades, embora tenha um roteiro perigoso e de final traiçoeiro. Quando nos arvoramos a filosofar acerca das mil e uma possibilidades que temos para viver a vida, passamos a considerar percursos alternativos decididos por nós, fora da vontade de Deus. Normalmente, por esses rumos, ao final, chegamos a um lugar indesejado. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte” (Provérbios 14.12 | ARC). No final, o caminho traçado pelo homem como sendo correto se abre em leque para caminhos de morte.

Acabe foi um rei insensato; tudo o que não presta e mais um pouco ele praticava, porque não ouvia a Deus. Então, o Senhor enviou uma palavra a Acabe pelo profeta Elias. O Senhor sempre envia uma palavra pelos Seus servos. “Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo” (1Reis 21.19b | ARC).

Acabe empreendia sua caminhada de maldade a mil por hora. Contudo, ele se assustou ao ouvir a sentença de Deus. Começou a se humilhar perante o Senhor. “Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente” (1Reis 21.27 | ARC). Assim, Deus, na Sua infinita misericórdia, Se compadeceu de Acabe, como Se compadece do mais vil pecador que se quebrante diante dEle, e falou para o profeta: “Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa” (1Reis 21.29 | ARC).

Bem, Acabe foi contemplado pela misericórdia do Senhor, mas não se concertou com Deus, como muitos que são contemplados pela compaixão do Pai, mas não se firmam no caminho dEle e voltam ao espojadouro de lama logo que recebem alívio das lutas. Acabe voltou ao caminho da desobediência. Consultou a Deus acerca do intento de entrar em guerra contra outra nação, e recebeu de Deus o NÃO, mas foi. Foi e foi ferido e morreu, porque A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRE, e assim ocorreu. “E morreu o rei, e o levaram a Samaria e sepultaram o rei em Samaria. E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cães lamberam o seu sangue (ora, as prostitutas se lavavam ali), conforme a palavra que o Senhor tinha dito” (1Reis 22.37-38 | ARC).

Lembremo-nos do primeiro versículo desta mensagem, quando Deus enviou a palavra pelo profeta Elias a Acabe: “Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo” (1Reis 21.19b | ARC). Deus Se compadeceu de Acabe quando, ouvindo essas palavras, ele temeu. Todavia, Acabe não aproveitou a oportunidade do Pai. Muitos desperdiçam a oportunidade de serem salvos e vão pelo caminho da condenação.

Ouçamos ao nosso Deus eterno, ao nosso Pai maravilhoso, ao Deus supremo, o Todo-Poderoso. Ouçamos ao Rei dos reis e obedeçamos com alegria e temor, porque Ele faz maravilhas na vida dos que Lhe obedecem.

“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel [povo de Deus], o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12.29-30 | ARC). Ouve, povo de Deus. Atende a voz de amor do Senhor Jesus e livra-te do mal. Amém e amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo