Em mais um grande evento, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, vai colocar lado a lado oito renomados representantes da Ciência e da Fé para dialogarem sobre assuntos instigantes que impactam na vida, bem-estar e desenvolvimento espiritual e humano. Em 2021, devido à pandemia da COVID-19, o evento será novamente online e gratuito, nos dias 19 e 20 de outubro, às 19h30, pelo YouTube, e com transmissão em português, inglês, espanhol e libras. 

Em torno do tema “Vida e morte em diálogo”, proposto pelo próprio público das edições anteriores, serão abordados, entre outras questões, os estudos sobre relatos de vidas passadas e as EQMs — experiências de quase morte.

Um dos mais importantes investigadores do tema, que estuda o relato de crianças que descrevem possíveis memórias de reencarnações anteriores, o dr. Jim Tucker, diretor médico da Clínica de Psiquiatria Infantil e Familiar e professor associado de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia, trará os resultados de suas pesquisas. Ele é hoje o mais reconhecido nome da área, dando continuidade aos estudos pioneiros do dr. Ian Stevenson (1918-2007), que documentou na Ásia milhares de casos de crianças com relatos de lembranças de suas vidas passadas e o respectivo rastreamento de suas supostas reencarnações anteriores.

Do Brasil, a psicóloga Sandra Maciel de Carvalho falará sobre os seus achados dentro da mesma área de investigação, com foco no público brasileiro. Ela destaca que “algumas crianças demonstram comportamento fóbicos ou transtorno de estresse pós-traumático que sugerem uma associação como essas memórias, especialmente pelo modo de morte que elas teriam tido. Algumas crianças não conseguem diferenciar muito sobre o que seria essa suposta vida passada e a vida atual. Então elas falam como se fosse uma situação presente, às vezes, com um certo distanciamento, porque isso parece natural para elas, falar sobre isso, e algumas já trazem um envolvimento emocional mais forte, dependendo, especialmente, do modo de morte que elas teriam tido”, comentou a pesquisadora.

Teremos ainda a participação do cientista mundialmente conhecido como o primeiro a usar a expressão “experiência de quase-morte” (EQM), o professor Raymond Moody, que pesquisa esses casos desde a década de 1970, envolvendo relatos de centenas de pessoas que vivenciaram experiências ao se deparar momentaneamente com a morte, mas voltaram para contar o que viram. Ele explicou, em entrevista exclusiva: “Experiência de quase-morte (EQM) é uma forma de consciência transcendental ou um estado alterado de consciência que acomete as pessoas quando elas se encontram em um estado fisiológico extremo: o coração pode parar e a respiração também, mas mesmo assim, do ponto de vista delas, elas entram num estado muito profundo de consciência transcendental. E é isso que chamamos de experiência de quase-morte”.

Participe! Você tem a opção de adquirir certificado de participação!

Inscreva-se gratuitamente: forumespiritoeciencia.org/inscricao

A edição 2021 do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, é uma ação digital sem fins lucrativos, que faz parte das celebrações dos 32 anos do Templo da Boa Vontade e dos 71 anos da Legião da Boa Vontade.