Plano de Vida Feliz e Abundante, por Abdias Campos

Quando uma pessoa diz que alguém é covarde, que nunca ajuda a ninguém, que só quer tudo para si, não está empregando a palavra certa para o que assim age, pois o tal, na verdade, é egoísta. O EGOÍSTA TRATA SÓ DOS SEUS INTERESSES. “Primeiro eu, depois eu, e assim sucessivamente.”

Entretanto, ser egoísta não é bom nem mesmo para o que assim procede. Ser egoísta é ser mau para si mesmo, porque o egoísta não consegue ver o mover do amor em si, já que nega, por suas atitudes, a ação da benevolência do amor, que é DAR. Sem amor, as pessoas são tristes no seu interior, carentes e isoladas nos seus núcleos individualistas. Já que o amor procura, em primeiro lugar, satisfazer o interesse do outro, nisso se compraz, o que é completamente antagônico ao egoísta.

No mundo dos egocêntricos, tudo o que se quer é para si. Então, depois de se satisfazer – sim, só depois – se sobrar alguma coisa e se essa coisa não for mais de seu interesse, daí pode ficar como sobra para os demais.

Entretanto, a ordem do Senhor Jesus é: “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lucas 6.38 | ARA). “Dai.” Dê. A ordem é dar. O Senhor Jesus sabe ensinar vida. Ele é Senhor dela. Ele é a própria vida. Dê. Ele sabe o caminho da recompensa. Todos querem ser recompensados. Tenha prazer em dar. A natureza bondosa do Senhor Jesus é a referência para nós que cremos nEle, porque Ele deu, sim, Ele DEU a Sua própria vida por todos os pecadores. Dar é a ação natural do que crê. Ele tem prazer nisso, porque isso o identifica com o testemunho do Senhor Jesus. Há cura para o egoísmo. Se você é uma pessoa egoísta, há cura para você. A Palavra de Deus ensina amor. O amor dá e é recompensado: “Boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão”.

Muito se tem para aprender nas Escrituras com o Senhor Jesus sobre dar. É inesgotável o tema; não se esgota num texto, numa frase. Não vamos nos alongar, para não nos perdermos com muitos detalhes. Entretanto, a Palavra de ordem é: TENHA PRAZER DE DAR. DÊ. Essa é a semeadura propícia a todas as estações: todo o tempo é frutífera; jamais para de produzir. Dê amor aos irmãos; dê honra a quem tem direito de receber de você honra; dê respeito às autoridades; dê paz às pessoas ao seu redor; dê a Palavra de Deus aos que precisam da verdade; dê pão ao que tem fome; dê a quem lhe pedir; dê voluntariamente pelo prazer de dar, e “boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão”.

A vida é de semeadura: colhe-se o que se planta. Plante o que o Senhor Jesus lhe der para plantar, porque no Senhor a colheita nunca para. DÊ. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado