A Recompensa dos Obedientes e Fiéis, por Abdias Campos

Das 12 tribos do povo de Deus, duas delas e metade de outra herdaram a terra antes de atravessar o Jordão.


Os descendentes de Rubem (rubenitas), os de Gade (gaditas), e a meia tribo de Manassés receberam autorização de Moisés para herdar as terras à margem do rio, antes de atravessá-lo.


Moisés, no entanto, debaixo da direção de Deus, disse a eles que, no momento da travessia, deveriam deixar suas mulheres e seus filhos e seus animais daquela banda do Jordão e atravessar armados à frente dos seus irmãos para ajudá-los a conquistar a terra do outro lado do rio, até que todos tivessem descanso na terra da sua herança. Os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés tinham homens valentes e valorosos, preparados por Deus para guerrear a guerra do Senhor.


Depois que Moisés morreu, Josué recebeu de Deus a incumbência de liderar Seu povo para levá-lo à terra prometida. No momento em que eles se preparavam para atravessar o Jordão, os que haviam recebido herança da parte em que estavam foram lembrados por Josué do compromisso assumido com Moisés, servo do Senhor. Eles concordemente se comprometeram com Josué de ouvi-lo, assim como ouviam em tudo a Moisés, e, conforme estava acertado, eles iriam à frente dos seus irmãos até que a terra fosse conquistada e eles a possuíssem em paz.


A travessia se deu, reinos e fortalezas opositores do povo de Deus foram destruídos e 31 reis foram derrotados. A terra que mana leite e mel foi dividida entre o povo de Deus por Josué. Agora chegou a hora de Josué despedir os valentes e valorosos rubenitas, gaditas e da meia tribo de Manassés; a outra metade de Manassés recebeu herança do lado de cá com os outros irmãos.


A recompensa é dos obedientes e fiéis.


“Então, Josué chamou os rubenitas, e os gaditas, e a meia tribo de Manassés e disse-lhes: Tudo quanto Moisés, o servo do Senhor, vos ordenou guardastes [cumpristes], e à minha voz obedecestes em tudo quanto vos ordenei. A vossos irmãos por tanto tempo até ao dia de hoje não desamparastes; antes, tivestes cuidado da guarda do mandamento do Senhor, vosso Deus. E agora o Senhor, vosso Deus, deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido: voltai-vos, pois, agora, e ide-vos a vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu dalém do Jordão. Tão somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor, vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração e com toda a vossa alma. Assim, Josué os abençoou e despediu-os; e foram para as suas tendas. Porquanto Moisés dera herança, em Basã, à meia tribo de Manassés; porém à outra metade deu Josué entre seus irmãos, daquém do Jordão para o ocidente; e, enviando-os Josué também a suas tendas, os abençoou e falou-lhes, dizendo: Voltais às vossas tendas com grandes riquezas, e com muitíssimo gado, com prata, e com ouro, e com metal, e com ferro, e com muitíssimas vestes; reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos” (Josué 22.1-8 | ARC).


Os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés já haviam recebido herança à beira do Jordão, já haviam conquistado riquezas pela graça de Deus por mãos de Moisés, mas não negligenciaram fazer a obra do Senhor com temor, amor e obediência, trabalhando a favor dos irmãos. Então, multiplicaram-se as suas bênçãos, receberam mais recompensas. É assim que o nosso Deus bom e provedor fez e faz, porque Ele não mudou e tem prazer no bem.


Esses valentes e valorosos que estão lendo esta mensagem da parte de Deus têm de Deus as mesmas recompensas, bênçãos sobre bênçãos, sob o sol da fidelidade e da obediência. Amém. Aleluia! Glória ao Senhor dos senhores.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado