O Evangelho nos Isenta da Lei, por Abdias Campos

A Lei exibiu publicamente o pecado do homem, fazendo-o conhecer o seu estado condenável, que o separava de Deus, pois sem santidade ninguém poderá vê-lo. Entretanto, Deus guardava em Si mesmo o plano de salvação para a humanidade, o qual é revelado, por meio do evangelho, em Cristo Jesus, nosso Senhor.


Uma vez revelado esse plano, recebemos as Boas Novas de reconciliação e salvação pela Palavra de Deus. Pela fé somos alçados à Nova Aliança no sangue de Jesus. Ao assumirmos definitivamente a nossa nova condição, pela graça que nos é dada, somos postos longe dos rudimentos da Lei, sendo livres da sua maldição pela substituição de Jesus no madeiro. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro” (Gálatas 3.13 | ARC). O mundo vive sob a maldição da Lei, e não há ciência nem direitos terrenos que possam gerar felicidade na humanidade sob essa condição, a não ser por meio do sangue de Cristo.


Uma vez que tomamos conhecimento do nosso direito no Novo Testamento, o qual foi escrito com o sangue de Jesus, e aceitamos o Seu sacrifício em nosso favor, como nosso substituto, a Lei perde poder sobre nós e a graça redentora assume o comando. O conhecimento gradual e permanente das Escrituras se torna alimento, pelo qual o salvo cresce e amadurece na fé. Nisso, livra-se da condição de menino, herdeiro que necessita de tutor, e assume definitivamente a sua própria tutela. “Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo. Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai” (Gálatas 4.1-2 | ARC).


Nos versículos 4 e 5 de Gálatas 4, a Palavra diz que Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para salvar os que estavam debaixo da Lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Ao recebermos o Senhor Jesus como Salvador, nos tornamos filhos de Deus por adoção. Portanto, precisamos urgentemente compreender os nossos direitos em Cristo Jesus e desvinculá-los da Lei, pela qual não se recebe jamais a condição de filho. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2Coríntios 5.17 | ARC). Veja o que está escrito no versículo abaixo.

“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gálatas 4.7 | ARC). Sendo assim, não posso me deixar enganar pelo inimigo. Ele usa a hipótese de que ainda estou debaixo da Lei, tentando me tirar da condição de herdeiro e, portanto, de proprietário de tudo o que o Senhor Jesus conquistou para mim na cruz do Calvário, porque como menino herdeiro ainda se vive como escravo.


De maneira alguma devemos olhar para trás. Da mesma forma, exortamos todos a caminharem a passos largos para que Cristo Se forme no seu interior. “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 4.19 | ARC).


Não percamos mais tempo, amados do Senhor. Leiam, estudem os quatro Evangelhos, assim como todo o Novo Testamento. Assumam as bênçãos imensuráveis, incomparáveis, insubstituíveis que Deus deu para nós no Senhor Jesus. Amém. Glória a Deus!


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado