Reitor da UFPB confirma aulas em março e defende retorno presencial: "voltaremos em segurança, com os protocolos necessários"

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (10), o reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, confirmou o retorno das aulas presenciais a partir do dia 21 de março. Como acompanhou o Portal ClickPB, ele defendeu o retorno imediato e justificou que nada substitui o ensino prático.

‘A partir do dia 21 de março temos a previsão do início presencial das aulas. Essa é uma decisão pautada pelo colegiado, eu sou um dos membros do Consepe, presido o Conselho, e já declaro publicamente que o meu voto é favorável as aulas presenciais. Porém, eu sou apenas um voto, existem outros colegas do Consepe que precisam pensar nessa situação”, explicou.

O reitor reforçou que o retorno será feito obedecendo os protocolos de biosanitários elaborados pela instituição que garantem a retomada segura das atividades. Segundo ele, o atraso na retomada das aulas presenciais prejudica o avanço do aprendizado do corpo discente. "São necessárias atividades práticas. Muitos de nossos estudantes estão sendo prejudicados. Nada substitui a presença do professor e a troca presencial de conhecimento", reforçou. 

"O que não podemos mais é criar uma redoma para cada pessoa. Se deixarmos para voltar presencialmente quando não houver mais um caso de Covid no Brasil, nós só voltaremos no ano de 2472”, criticou

Valdiney ainda justificou o retorno, reforçando que o aumento da contaminação não será responsabilidade do retorno das aulas presenciais. "Esse aumento da transmissibilidade não é de caráter exclusivo da UFPB. As pessoas estão indo aos shows sem máscaras, com aglomerações", analisou.

NOTA SOBRE RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vem a público reafirmar que o início das aulas do período letivo 2021.2 está previsto para iniciar em 21 de fevereiro, no formato presencial, conforme aprovado pelo Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) no dia 16 de novembro de 2021, quando foi votado o referido calendário acadêmico do período regular (RESOLUÇÃO Nº 45/2021).

O Consepe normatizou o período letivo 2021.2 como regular, com previsão de retorno das atividades presenciais, respeitando as excepcionalidades previstas pela Instrução Normativa - IN 90.

Nenhuma alteração na resolução que definiu o retorno presencial foi aprovada pelo Consepe, que tem reunião prevista para ocorrer nos próximos dias para tratar sobre o tema.

Com Click PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado