O Mundo das Religiões, por Abdias Campos

As religiões têm se multiplicado ao longo da existência humana; porém, nenhuma delas foi criada por Deus, mas pelo homem. Ao buscar nas Escrituras Sagradas, não se encontra nenhuma religião constituída por ordem de Deus.


O Senhor Jesus veio à terra com a missão de nos devolver à comunhão com o Pai, através do Seu sacrifício na cruz do Calvário, por conta do pecado do homem. Ele não nos instruiu a criar ou participar de qualquer religião; pelo contrário, sempre recebeu oposição de todas elas por ser o Filho de Deus. A pessoa é salva porque aceita publicamente o Senhor Jesus como seu Salvador e O confessa como seu Senhor, entendendo a obra da cruz. Daí, entra no processo de discipulado, aprendendo pela Palavra a nova maneira de viver. O que aprende pratica. Torna-se outro ser no mesmo corpo, mas com o espírito recriado. Comporta-se de outra forma, anda em outros ambientes, fala outra linguagem, completamente diferente da do mundo.


“Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua, antes, engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tiago 1.26 | ARC).


A religião desse ou de qualquer outro que assim procede é inútil, porque ela não religa o homem a Deus pela conversão, mas pela ilusão. A religião não prega o arrependimento nem a conversão; por isso, mantém-se no pecado. Chega, no máximo, ao remorso, que é uma emoção momentânea, a qual não apaga pecados nem traz os tempos de refrigério pela presença do Senhor a ninguém, porque não gera arrependimento nem conversão. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (Atos 3.19 | ARC).


Não é por via de uma religião que se chega à salvação, mas pelo sangue de Jesus. Só o sangue de Jesus pode salvar, e as regras da salvação são estritamente bíblicas. Deus não aceita acréscimos às Suas regras. Não adianta ler a Bíblia e não vivê-la. Não adianta falar de Jesus e ter doutrina própria. A Bíblia fala da sã doutrina, que é o ensino da Palavra de Deus, o ensino sem mistura. Quando a pessoa se converte, a primeira coisa que ela abandona é justamente a religião, porque essa a engana. “A religião desse é vã”, “engana o seu coração”, porque a sua linguagem continua sendo a mesma linguagem do mundo, sua língua é desenfreada.


“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1.27 | ARC).


Veja: duas situações definem a religião para com Deus. A religião limpa e sem mancha para Deus é a que se manifesta através do caráter santo de Deus, que opera através das atitudes cristãs, tais quais as de Jesus Cristo. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” Visitar órfãos e viúvas é o mesmo que visitar todos os necessitados. Visitar todos os necessitados não é uma visita protocolar à casa de alguém, para cumprir a letra morta, não. É visitar os necessitados nas entranhas das suas necessidades, as quais os levam às tribulações, atendendo-os nas suas mais profundas precisões, deixando-os fartos, salvos e satisfeitos por palavra e por obras, curando os enfermos e expulsando os demônios que os atormentam, ensinando a Palavra que liberta e salva. Sim, essa é a visita que leva bons resultados ao que é visitado, o qual se encontra sem pai e sem esposo, órfão e viúva, sem a voz de apoio e suprimentos. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações.”


“E guardar-se da corrupção do mundo.” A religião que nos liga a Deus não tem nome; tem caráter. Ela é pura e imaculada, guarda-se da corrupção do mundo, que vai além, muitíssimo além, dessa corrupção banalizada e convencional, quando a corrupção julga a corrupção, e a corrupção condena a corrupção pela prática da corrupção. Corrupção vem do latim corruptio, que significa DETERIORAÇÃO, SEDUÇÃO, DEPRAVAÇÃO. Deterioração é degradação, estrago, ruína. Sedução é o movimento interior que instiga fazer o mal, desejo sexual, concupiscência, volúpia, desejo violento. Depravação é devassidão, libertinagem, perversão. Tudo isso é no mais amplo universo de abrangência, quer moral, quer físico, quer espiritual, quer de outra ordem.


Bem, nenhuma religião se guarda dessas coisas. Logo, a religião não salva nem se comunica com o Deus da Bíblia, porque não fala a Sua linguagem. Portanto, se você ainda não é salvo e deseja falar a mesma linguagem do Pai, converta-se ao Senhor e passe a viver no Reino de Deus, por toda a eternidade. Amém.


Na alegria do Senhor, que é a nossa força,

Abdias Campos, servo do Deus vivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado