SES alerta que um milhão de paraibanos estão com a dose de reforço contra Covid-19 atrasada

Mais de um milhão de paraibanos ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19 mesmo já estando aptos para tanto. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba, que nesta terça-feira (10) atualizou os dados sobre a cobertura vacinal no estado.

De acordo com o vacinômetro que é atualizado pela SES, 1.853.054 pessoas já tomaram a dose de reforço (que equivale a uma terceira dose), mas esse número já deveria ser bem maior. Em números absolutos, o número equivale a 49,40% da população esperada para se vacinar com a dose de reforço ao longo de todo o processo.

“É um volume ainda preocupante, considerando a iminência dos festejos juninos que vão promover uma grande circulação de pessoas em nosso estado", declarou Renata Nóbrega, atual secretária de Saúde do Governo da Paraíba.

Outro índice que está abaixo da expectativa das autoridades públicas é o de crianças entre 5 e 11 anos que foram vacinados. Até agora, foram 231.438 crianças vacinadas com a primeira dose (o que equivale a 59,17% do total) e apenas 116.648 vacinas com a segunda (29,82%).

A secretária faz um apelo aos pais, destacando que a vacinação desse público precisa avançar. "Garantimos que as vacinas são seguras e que não há registro de eventos adversos em crianças. Imunizar os pequenos também é uma prioridade neste momento em que as aulas retornaram ao formato presencial”, ressaltou.

Ao todo, já foram vacinadas 3.505.164 pessoas com a primeira dose (86,36% do total) e 3.302.792 já completaram os esquemas vacinais, o que representa 81,37% da população total do estado. Dos indivíduos vacinados com o esquema primário completo, 3.217.090 tomaram as duas doses e 85.702 utilizaram imunizante de dose única.

G1 PB

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado