Rainha Elizabeth II se torna a segunda monarca com o reinado mais longo da história


A rainha Elizabeth II, de 96 anos, se tornou nesta segunda-feira a monarca com o segundo reinado mais longo da história. Ela completou 70 anos e 127 dias no trono, ultrapassando em um dia o rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, que morreu em 2016. A soberana do Reino Unido perde apenas para Luís XIV da França, que se tornou rei aos 4 anos de idade. Ele passou 72 anos e 110 dias no trono, de 1643 a 1715, apesar de ter começado a governar oficialmente apenas aos 20 anos, em 1661.

O último fim de semana foi marcado com quatro dias de comemorações em todo o Reino Unido por conta da Jubileu de Platina de Elizabeth II. Ela ascendeu ao trono aos 25 anos, após a morte do pai na madrugada de 6 de fevereiro de 1952. A cerimônia de coroação ocorreu em junho do ano seguinte. Em setembro de 2015, ela já havia marcado a história como a monarca britânica com o reinado mais longo ao superar a tataravó, rainha Vitória.

Com problemas de mobilidade e recomendação de mais repouso desde que passou alguns dias internada em outubro de 2021, a rainha tem assumido menos compromissos oficiais recentemente, sendo representada por outros membros de sua família, como o filho, príncipe Charles, segundo na linha de sucessão ao trono.

Na carta que escreveu aos britânicos após o Jubileu, Elizabeth II disse que ficou "honrada e profundamente tocada" com o número de pessoas que comemoraram o marco ao lado dela. A monarca se ausentou de alguns eventos, mas disse que "meu coração está com todos vocês", e acrescentou: "Continuo empenhada em servi-los da melhor maneira possível, apoiada pela minha família".

O Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado