5G começa a operar nesta sexta-feira em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, diz Anatel


O conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou nesta segunda-feira (25) que a internet 5G será ativada nesta sexta (29) nas cidades de Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

A informação foi divulgada pelo site do jornal "O Globo" e confirmada ao g1 pelo conselheiro.

O 5G deve entregar mais velocidade para baixar e enviar arquivos; reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos; e tornar as conexões mais estáveis.

Brasília foi a primeira cidade do país a contar com o chamado "5G puro", oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A previsão é que todas as capitais tenham o sinal ativado até o fim de setembro.

Moisés Moreira preside e coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G. Também compõem o grupo as operadoras vencedoras da faixa leiloada e o Ministério das Comunicações.

Ao g1, o conselheiro explicou que vai convocar para a próxima quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Gaispi para formalizar a autorização para ativação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Segundo Moreira, a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, já concluiu a instalação de torres e de filtros para evitar interferência nessas três capitais.

Testes começaram a ser feitos nesta segunda-feira (25) e, segundo o conselheiro, não foi identificado nenhum impeditivo para a ativação do sinal nessas três capitais.

O sinal do 5G é liberado conforme a Siga Antenado comunica a Anatel sobre a conclusão da instalação de torres e de filtros. A entidade também precisa dar início à distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito (baixa renda). Estão sendo priorizadas, inicialmente, as capitais que demandam a instalação de menos filtros.

Prazos

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Para as demais cidades do país, o sinal do 5G puro deve chegar gradualmente, até 2029.

O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

com G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Amparo Ligado